Maduro denuncia EUA por sequestrar U$ 5 bi destinados a medicamentos

imagemResumen Latinoamericano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou, nesta quarta-feira, o Governo de Donald Trump por sequestrar, com a ajuda da União Europeia, cerca de 5 bilhões de dólares que seriam destinados à compra de medicamentos.

“Trump é o responsável por uma das medidas mais criminosas contra um povo no mundo”, disse Maduro em relação às sanções impostas à Venezuela por parte da Casa Branca.

Plano de substituição

Durante um pronunciamento em cadeia nacional com o propósito de relançamento do plano farmacêutico, Maduro anunciou a preparação dos protocolos de substituição de importações dos princípios ativos que importados pela Venezuela e que poderiam passar a ser produzidos em território venezuelano.

“A maioria dos produtos que importamos hoje devemos produzir com tecnologia nacional”, assegurou o mandatário.

De igual forma, Maduro indicou que a Venezuela tem a capacidade de cobrir pelo menos 70% das necessidades internas no setor da saúde, razão pela qual solicitou a instalação de uma mesa com todas as indústrias privadas e públicas do país para estabelecer o sistema de custos, preços e distribuição de remédios.

“A Venezuela tem a capacidade industrial de garantir, no sistema público de saúde, todos os remédios e necessidades cobertas pela produção nacional, bem integrada”, indicou o Chefe de Estado.

Países que apoiam a Venezuela

Durante sua mensagem, Maduro agradeceu aos países que têm apoiado a Venezuela no fornecimento de ativos: Rússia, China, Índia, Turquia, Irã e Bielorrússia.

De acordo com o mandatário, na próxima semana chegarão a Caracas várias toneladas de medicamentos e princípios ativos à Venezuela, provenientes da Rússia.

“Assim vai a ser uma semana após a outra, de maneira consecutiva”, adicionou.

Fonte: RT

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/03/20/venezuela-maduro-denuncia-a-ee-uu-por-secuestrar-5-000-millones-de-dolares-destinados-a-medicinas/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)