Mais um exemplo da solidariedade internacionalista de Cuba

imagemAnayansi Rodríguez Camejo, vice-ministra cubana de Relações Exteriores. Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate.

Cuba enviará um hospital de campanha e mais pessoal médico para Moçambique

Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

Um hospital de campanha com todo seu pessoal e equipes imprescindíveis viaja amanhã para Moçambique para contribuir e combater o impacto do devastador ciclone Idai, anunciou nesta segunda-feira a vice-ministra de Cuba, Anayansi Rodríguez Camejo.

A nova brigada médica se somará aos 372 colaboradores da Ilha que prestam serviço no país africano, dos quais 36 cooperam desde o primeiro momento em que o fenômeno meteorológico tocou a terra em 14 de março passado, comentou a vice-ministra do Ministério de Relações Exteriores (MINREX).

Acrescentou que sua presença responde aos históricos vínculos solidários cubano-africanos e em particular aos catastróficos danos provocados pelo furacão, com cerca de 500 mortos, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Gerenciamento de Emergências, do governo dessa República.

Diversas regiões de Moçambique foram açoitadas pelo ciclone Idai, que com ventos de 170 quilômetros por hora deixou ainda 110 mil pessoas sem casa e muitos danos materiais.

A vice-titular do MINREX acompanhou Gladys Bejerano Portela, vice-presidenta do Conselho de Estado e Controladora Geral da República, na assinatura do livro de condolências aberto na embaixada de Moçambique em Havana.

“Em nome do Estado, do Governo e do povo cubanos, expressamos nossas mais sentidas condolências, pesar e solidariedade com o governo e o povo da irmã República de Moçambique ante as lamentáveis perdas humanas e econômicas causados por Idai”, escreveu Bejerano Portela.

“Com a lembrança de nossos líderes e a história que nos une”, assegurou, “Cuba estará sempre ao lado de Moçambique”.

Maputo é a capital dessa nação africana, com quase 25 milhões de habitantes e um território de 799 mil 380 quilômetros quadrados, que foi o mais danificado por Idai , que atingiu a categoria quatro, de um máximo de cinco da escala Saffir-Simpson.

https://solidariedadecubarj.blogspot.com/2019/03/cuba-enviara-um-hospital-de-campanha-e.html