Santrich: um ano na prisão, condenado sem provas

imagemResumen Latinoamericano

O dirigente das FARC Jesús Santrich cumpre um ano na prisão, sem que os Estados Unidos, que pediram sua reclusão e extradição, tenham apresentado provas do delito de narcotráfico que lhe é imputado.

“Eu não sou um narcotraficante, sou um revolucionário. Jamais em minha vida tive qualquer tipo de vinculação com a droga, nem antes nem depois de pertencer à guerrilha”, destacou Santrich em entrevista concedida à Blu Radio da Colômbia.

O ex-comandante da antiga guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo enfatizou ter passado um ano injustamente encarcerado.

“Este foi um ano de um processo em que ninguém conseguiu apresentar uma única prova de que eu tenha algum tipo de vínculo com o narcotráfico. E essa prova não vão conseguir nem aqui nem nos EUA, simplesmente porque não existe tal vínculo”, afirmou.

Reiterou Santrich, como fez o atual partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC), que seu caso corresponde a uma montagem da Procuradoria local e da DEA para torpedear o processo de paz.

“Eu não tenho nenhum tipo de relação com cartel algum. O promotor, desde o primeiro momento en que me capturou, disse que tinha provas irrefutáveis dessa conexão (…) É uma ficção que passaram como notícia verdadeira e é o que pretendem seguir afiançando”, completou.

Comentou, ainda, que em seu prolongado confinamento sempre se sentiu respaldado pela militância e pela direção de seu partido e, em especial, pela base de ex-combatentes, de companheiros e companheiras que estiveram na outrora força insurgente.

As FARC têm denunciado insistentemente a detenção de Santrich, que permanece na prisão La Picota de Bogotá.

É evidente a montagem contra Santrich com a finalidade de desestabilizar o processo de paz, semear a insegurança jurídica nos ex-guerrilheiros e debilitar a Justiça Especial de Paz.

Conforme assinalou uma recente declaração do Conselho Político Nacional das FARC:

Liberdade imediata para Santrich!

agp/tpa/cvl

Tradução: Partido Comunista Brasileiro PCB

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/04/09/colombia-lider-de-las-farc-jesus-santrich-cumple-un-ano-en-prision/

Categoria
Tag