UJC denuncia: golpe na democracia da UniRio!

imagemUJC – UniRio

Nesta quinta, dia 11/04/2019, foi realizado o Colégio Eleitoral para organizar a Lista Tríplice com as candidatas e candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Conforme deliberado pela sessão conjunta dos Conselhos Superiores realizada no dia 26/02/2019, foi feita uma consulta paritária à comunidade acadêmica. Apesar da isenção da Reitoria de participar do processo e dos sucessivos boicotes operados pela mesma, a consulta contou com um expressivo total de 3.811 votos dos 3 segmentos (docentes, estudantes e técnico-administrativos), contando com a participação de duas chapas inscritas. A chapa 1, composta por Leonardo Villela (Reitor) e Maria do Carmo (Vice-Reitora) e a chapa 2, composta por Claudia Aiub (Reitora) e Luis Amâncio (Vice-Reitor).

A chapa vitoriosa na consulta foi a chapa 1 – Unidade na Resistência Democrática. Leonardo Villela foi o Reitor escolhido pela nossa comunidade, tendo se submetido ao debate público e à disputa democrática. LÉO É O REITOR ELEITO PELOS 3 SEGMENTOS DA UNIRIO!

Todavia, no Colégio Eleitoral de 11/04 estiveram inscritas duas chapas que NÃO SE INSCREVERAM PARA A CONSULTA PÚBLICA. Foram elas a chapa do candidato a Reitor Ricardo Cardoso (atual Vice-Reitor) e do candidato a Vice Benedito Adeodato; e a chapa do candidato a Reitor Helton Setta (Vice-Almirante da Marinha) e da candidata a Vice, Rosalina Araújo. Foram candidatos que, se utilizando das desculpas mais esdrúxulas, fugiram do debate público.

Infelizmente, devido a uma articulação de cúpula, em que diversos conselheiros PASSARAM POR CIMA DA DELIBERAÇÃO DEMOCRÁTICA DA NOSSA COMUNIDADE, o candidato Ricardo Cardoso ficou em primeiro lugar da lista tríplice, com 65 votos. Mesmo ao som de protestos e vaias, os conselheiros afirmaram seu voto em um candidato que FOGE DO DEBATE DEMOCRÁTICO. O que foi negociado nos bastidores para isto acontecer, nós não sabemos.

O candidato Leonardo Villela, reitor escolhido pela comunidade, ficou em segundo lugar na lista, com 52 votos. A terceira colocada foi Claudia Aiub, com 20 votos.

O que se concretizou foi um GOLPE EM NOSSA DEMOCRACIA INTERNA. Desde 1986, nenhum candidato a Reitor de nenhuma Universidade Pública do Brasil compôs a Lista Tríplice sem passar pela consulta à comunidade. Os votos no Ricardo foram proferidos, em sua maioria, com constrangimento, alguns até de costas para o plenário, que vaiava o desrespeito ao nosso voto.

Os 3 segmentos precisam avançar cada vez mais na mobilização e articulação. Precisamos pensar em estratégias para garantir o enfrentamento ao candidato escolhido pelo governo que não seja o que nós escolhemos. Interventor não é só quem vem de fora: se passa por cima da vontade da comunidade é interventor interno.

Nesse sentido, convidamos todas e todos para participarem da próxima plenária dos 3 segmentos, que ocorrerá no dia 17 de abril, às 14h, no Jardim do CLA.

Apenas com uma intensa atuação organizada conseguiremos enfrentar o fascismo em nossa universidade.

UNIDADE PARA RESISTIR, OUSADIA PARA AVANÇAR!

Categoria
Tag