Camarada Almério Belém, presente! Hoje e sempre!

imagemO Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro lamenta informar que perdemos nosso querido amigo e militante Almério Belém.

Almério Belém nasceu em 1932, era servidor público aposentado, ex metalúrgico e ator de teatro. Almério desenvolveu sua militância no movimento cultural e sindical, foi diretor do Sintrasef, sindicato dos trabalhadores servidores federais do Rio de Janeiro, diretor da CUT-RJ, membro do comitê central do PCB e dirigente do comitê regional do PCB RJ.

Sempre com muito bom humor e carisma, Almério Belém marcou sua militância no PCB, cumprindo importante papel na reconstrução revolucionária do Partido nos anos 1990 e 2000, tanto como dirigente sindical como por sua participação em diversas lutas, a exemplo das memoráveis batalhas contra os ataques neoliberais ao patrimônio público brasileiro e à classe trabalhadora nos tempos de FHC. Almério foi também representante do PCB no processo eleitoral de 2002 para Deputado Federal no Rio de Janeiro.

Almério se encontrava afastado da militância a que tanto se dedicou para tratar de problemas de saúde desde 2010. Nos últimos anos sua condição foi agravada por um câncer, que o debilitou profundamente. Nas últimas semanas, se encontrava internado lutando contra a doença. Infelizmente, na noite de 13 de abril de 2019, nosso querido camarada faleceu.

Almério nos marcou com seu humor, afeto e camaradagem, assim como por sua dedicação à luta pela transformação radical de nossa sociedade. Seu exemplo segue vivo na luta dos comunistas e da classe trabalhadora brasileira.

Almério Belém…

Presente!

Hoje e Sempre.

Comissão Política Nacional do PCB 13 de abril de 2019

Categoria
Tag