Resolução de Solidariedade com a Venezuela

imagemTribuna Popular – Partido Comunista da Venezuela

Como parte da iniciativa da Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD) e do Conselho Mundial da Paz (CMP), expressa na participação de 87 delegados internacionais de 65 organizações, com representação de 45 países, realizou-se em Caracas, Venezuela, a 2ª Missão Internacional de Solidariedade com o povo venezuelano, sob direção da FMJD e do CMP.

As organizações e forças progressistas, anti-imperialistas e de paz aqui reunidas saudamos a valente resistência do povo venezuelano em defesa de sua soberania, independência e autodeterminação, que hoje se encontram ameaçadas como consequência das permanentes agressões e ingerências nos assuntos internos do país.

As ações intervencionistas de caráter político, econômico, diplomático e inclusive militar que têm sido postas em marcha por parte dos Estados Unidos e da União Europeia são um esforço coordenado para poder tomar o controle dos recursos estratégicos desta nação, especialmente da principal reserva de petróleo do mundo, que hoje representa um objetivo claro na estratégia de recomposição da dominação imperialista no continente.

Rechaçamos de forma categórica a cada vez mais crescente ameaça à paz da Venezuela e da América Latina através das recorrentes declarações do governo dos Estados Unidos, ao assinalar que, no caso da Venezuela, todas as ações se encontram sobre a mesa, incluindo a opção militar. Denunciamos os Estados Unidos como o principal promotor das guerras no mundo e como a principal força imperialista que, junto a seus aliados da OTAN, hoje pretendem submeter a Venezuela a uma guerra imperialista que conduza ao sofrimento de seu povo.

Expressamos nosso repúdio às distintas manobras que têm sido postas em marcha na região, sob o auspício dos Estados Unidos e da União Europeia, empregando instrumentos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o autodenominado Grupo de Lima, com o fim de legitimar seus planos intervencionistas e desestabilizadores na Venezuela.

Condenamos as medidas coercitivas unilaterais que têm sido aplicadas contra a Venezuela, e que se constituem como ações violadoras do Direito Internacional, que têm como principal objetivo debilitar e asfixiar a economia do país e com isso criar as condições favoráveis para fortalecer o falso argumento de uma crise humanitária que possibilite o ingresso de forças militares estrangeiras.

As organizações da juventude do mundo, das forças de paz e da solidariedade expressamos nosso reconhecimento à luta do povo na Venezuela, saudamos sua resistência ao mesmo tempo em que ratificamos nosso compromisso de nos mantermos firmes defendendo a paz e rechaçando a guerra na Venezuela.

Reiteramos que continuaremos marchando unidos por um mundo de paz, solidariedade e justiça social.

Caracas, 13 de abril de 2019.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro – PCB

Fonte: https://prensapcv.wordpress.com/2019/04/14/resolucion-de-solidaridad-con-venezuela/