Luta antimanicomial: a liberdade cuida e o cuidado liberta

imagemColetivo Feminista Classista Ana Montenegro – Sergipe

O Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro tem em suas composições, historicamente, a presença de militantes do Movimento de Luta Antimanicomial, de Norte a Sul do País. Nós pensamos e construimos outras frentes de luta, que incorporem e se juntem a usuários da saúde mental, familiares e profissionais e repensem os modelos impostos, seja a medicalização excessiva, seja a nova institucionalização dos usuários, seja a incorporação e massificação dos novos manicômios (comunidades terapêuticas), seja a infantilização dos usuários ou o preconceito sobre eles, seja as políticas higienistas e racistas que não condizem com um projeto justo de sociedade.

A Luta Antimanicomial não se resume a um dia: 18 de Maio é um lembrete das atrocidades que aconteceram no nosso País, é um dia de mobilização nacional pela memória de lutas e conquistas somadas nestes poucos anos de experiência de cuidados em liberdade, de pouquíssimo tempo em se pensar uma sociedade que não trancafie os diferentes, que não os exclua.

Infelizmente o atual governo neofascista tem demonstrado total interesse em eliminar toda e qualquer perspectiva de uma política pública de cuidados em saúde mental que preze o usuário e seus saberes, seu contexto familiar, sua vida!

O que se preza é o lucro de criminalizar usuários ou de entregá-los nas mãos de quem não respeita suas singularidades e os trancafia, tenta reverter sua sexualidade, tenta impor uma religião, enfim, tenta padronizar ou simplesmente excluir da sociedade quem não é produtivo.

No dia 18 de Maio e em todos os outros dias, lembramos:

A LIBERDADE CUIDA E O CUIDADO LIBERTA!

#LutamosPorUmaSociedadeSemManicomios #SimAoPRD #SimADesinstitucionalizacao #ManicomiosNuncaMais /p>