No ar o Programa Lugar de Mulher

imagemJornal O Poder Popular

Foi ao ar, pelo Facebook, neste dia 21 de maio, às 19:21, o Programa Lugar de Mulher, produzido pela Secretaria Nacional de Mulheres, Gênero e Diversidade Sexual do Partido Comunista Brasileiro (PCB), sob direção geral de Heitor César e Bil-Rait Buchecha. Com a camarada Marta Barçante, dirigente nacional do PCB e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, na condição de apresentadora e entrevistadora, o primeiro programa contou com a participação de Mariana Nogueira, militante do PCB do Rio de Janeiro, professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz.

O programa denunciou a política de desmonte da saúde pública no município do Rio, no Estado RJ e no Brasil, pelos governos Crivella, Witzel e Bolsonaro, que têm a mesma perspectiva de destruição dos serviços públicos para favorecer a mercantilização, os processos em curso de privatizações e terceirizações, com vistas a propiciar ainda mais lucros às grandes empresas e bancos que atuam no setor. Mariana destacou, por outro lado, as lutas e ações de resistência organizada das trabalhadoras e trabalhadores da saúde em todo o país, com ênfase na atuação das agentes comunitárias de saúde, que vêm enfrentando as medidas governamentais de ataques aos programas públicos de saúde da família, as quais vêm resultando, nos últimos meses, em centenas de demissões, causando a desestruturação do atendimento baseado nas práticas de prevenção e de acompanhamento sistemático das condições de saúde das comunidades populares. Mariana apresentou dados e estatísticas que comprovam o desmonte da saúde pública no Brasil e indicou a alternativa da luta popular e da organização da classe trabalhadora para o combate a todo este cenário.

A entrevista com a militante comunista e ativista do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, além de ritmista do Bloco de carnaval Comuna que Pariu, terá continuidade no próximo Programa Lugar de Mulher. Aguardem!

Assista o programa na íntegra em https://www.facebook.com/lugardemulherpcb/videos/342456219660123/