Liberdade para Jesús Santrich!

imagemPARTIDOS COMUNISTAS DA AMÉRICA DO SUL – ENCONTRO DE ABRIL

Os Partidos Comunistas da América do Sul denunciam a brutal nova agressão contra o companheiro Jesús Santrich e contra a paz na Colômbia.

Santrich foi comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e um dos firmadores do Acordo de Paz subscrito após longas negociações com o Governo da Colômbia.

Este Acordo encerrava um longo e muito doloroso processo de enfrentamentos armados na Colômbia, que produziu centenas de milhares de mortos e milhões de pessoas expulsas de suas terras.

Pouco tempo depois de sua assinatura ficou claro que os setores da ultradireita encabeçados por Uribe e dirigidos pelo imperialismo norte-americano queriam e querem desconhecer o Acordo.

Os compromissos assumidos pelo Estado colombiano têm sido sistematicamente violados, provocando o assassinato de centenas de dirigentes políticos, sociais, camponeses, entre outros, incluindo mais de cem ex-combatentes logo após estes terem entregado suas armas e começarem a se reinserir na vida da sociedade colombiana.

O governo que hoje encabeça Iván Duque combina, sob a condução ianque, a repressão interna com os ataques constantes à soberania e à integridade territorial da Venezuela.

Nos pronunciamos exigindo a liberdade imediata de Jesús Santrich tal como resolveu a Justiça Especial para a Paz (JEP), expressando nossa solidariedade com todas as forças políticas e sociais que lutam pela paz na Colômbia e chamamos a multiplicar todas as expressões que visam a concretização da paz.

20 de maio de 2019.

Partido Comunista da Argentina Partido Comunista da Bolívia Partido Comunista do Brasil Partido Comunista Brasileiro Partido Comunista do Chile Partido Comunista Colombiano Partido Comunista Paraguaio Partido Comunista do Peru – Patria Roja Partido Comunista do Uruguai Partido Comunista da Venezuela

Categoria
Tag