PCV denuncia retirada de trabalhadores de centros laborais

imagem

Resumen Latinoamericano

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) alertou sobre a intenção do setor patronal de colocar todo o peso da crise econômica do modelo capitalista dependente sobre os ombros dos trabalhadores.

Na coletiva de imprensa semanal da organização, Douglas Gómez, membro do Birô Político do PCV, denunciou a implementação de políticas neoliberais em centros de trabalho públicos e privados.

Gómez explicou como algumas empresas no país implementaram medidas para retirar trabalhadores de seus locais de trabalho por meio da oferta de autorizações remuneradas, a fim de evitar os benefícios derivados da contratação coletiva.

Ele acrescentou que algumas empresas tentam quebrar as relações de trabalho ao qualificar a deficiência residual do trabalhador. Indicou que centenas de mulheres e homens foram removidos dos centros de trabalho por meio desse mecanismo, com a assistência do Escritório Nacional de Avaliação do IVSS (Instituto Venezuelano dos Seguros Sociais).

Gómez afirmou que os trabalhadores de Carabobo e Aragua são os mais afetados com este tipo de práticas, em que também foi assinalada a participação de autoridades do Ministério do Poder Popular para o Processo de Trabalho Social.

Entre as empresas denunciadas pelos comunistas estão a Cervejaria Regional do Centro, a Plumrose, a PepsiCo e a Diablitos Underwood.

“O PCV alerta e conclama os trabalhadores de Carabobo e Aragua a cerrar fileiras em torno da Frente Nacional de Luta da Classe Trabalhadora, que desenvolve um trabalho de acompanhamento a diversos acordos coletivos sindicais, promovendo a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores “, disse Gómez.

Correo del Orinoco T/ Romer Viera Rivas F/ Héctor Rattia Caracas

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/05/28/venezuela-pcv-alerto-sobre-practicas-ilegales-para-desincorporar-a-trabajadores-de-sus-centros-de-labores