Acordos anti-imigrantes entre Trump e Obrador

imagemPartido Comunista do México

Os governos dos EUA e do México expressaram, através do Departamento de Estado dos EUA, um reforço da política anti-imigrantes, depois de uma encenação em que se ameaçou com medidas tarifárias por um lado, e com uma onda de patriotismo, de outro. No final, depois da farsa encenada, o objetivo real da negociação ficou claro.

No mesmo dia em que, no Senado do México começou a discussão final para aprovação da T-MEC ou USMCA (nova versão do NAFTA em vigor desde 1994), o presidente Trump anunciou que, em retaliação à fraqueza do governo mexicano sobre a questão, medidas tarifárias migratórias seriam impostas às exportações do México. Desde dezembro, a questão de tornar o México um “terceiro país seguro” foi colocada.

O governo e o próprio presidente Lopez Obrador fez, a partir de então, um chamado para a “unidade nacional” em defesa da soberania, o que é pura demagogia, porque, ao mesmo tempo, segue com o T-MEC e outras medidas de colaboração, como o envio de tropas mexicanas para participar dos exercícios “Tradewinds19” com o Comando Sul dos EUA.

Soberania para o governo de Lopez Obrador significa defender os interesses dos monopólios mexicanos, enquanto não se preocupa com os direitos dos trabalhadores que são atacados no tratado imperialista.

As negociações entre Pompeo, chefe do Departamento de Estado dos EUA, e Ebrad, o secretário de Relações Exteriores do México, finalmente mostrou que o que está em andamento é um pacto interestatal contra os migrantes. Reservados os acontecimentos que serão conhecidos nos próximos dias, a implementação da política de “terceiro país seguro” não está descartada, embora, por meio dos fatos já tornados públicos acerca da migração, já estejam presentes várias de suas características.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que a Guarda Nacional do México conterá o fluxo de imigrantes na fronteira sul do México, e nosso país se tornará – para aqueles que conseguirem passar – apenas uma espécie de campo de detenção onde os migrantes deverão esperar antes de saber seu status de imigração. Os EUA apoiarão as medidas do governo mexicano nessa direção judicial, policial e “social”. Imediatamente foram mobilizados 6.000 elementos da Guarda Nacional para militarizar a fronteira sul e estão sendo detidos alguns ativistas solidários com as caravanas migrantes, para os quais exigimos libertação imediata. A mobilização ostensiva da Guarda Nacional contribui para a presença permanente do Exército Nacional, da Polícia Federal e de agentes do Instituto Nacional de Migração. Tudo isso vem agravar a situação dos trabalhadores migrantes, já por si só brutalizada pelo aumento das detenções e deportações, ataques a hotéis e parques, uso de paramilitarismo e separação de famílias.

Este acordo anti-imigrante é comemorado por todos os monopólios, câmaras empresarias e partidos burgueses. A “unidade nacional” se manifesta em defesa dos interesses da burguesia, e tal anunciado comício em defesa da soberania, realizado em Tijuana, serve apenas para acenar a bandeira do “livre comércio” e lançar louvores ao T-MEC e ao plano de desenvolvimento abrangente, um eufemismo para nomear a exportação de capitais dos monopólios mexicanos à América Central. Assim, um importante serviço é prestado no início da campanha para a reeleição de Trump.

Tais medidas de ambos os governos são contrárias aos interesses da classe trabalhadora de toda a América do Norte, sejam os trabalhadores canadenses, dos Estados Unidos, do México ou migrantes, principalmente da América Central. Por isso não só nos convém lutar contra tal política anti-imigrante, prestar a mais ampla solidariedade com os trabalhadores de outras nacionalidades em sua passagem pelo México, mas também coordenar com os partidos comunistas e operários as ações na região para combater o USMCA e promover a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Proletários de todos os países, uni-vos!

Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista do México

Tradução: Partido Comunista Brasileiro -PCB

Fonte:

http://www.comunistas-mexicanos.org/partido-comunista-de-mexico/2215-rechazamos-los-acuerdos-antimigrantes-de-donald-trump-y-lopez-obrador