Solidaridade internacionalista a Angeles Maestro!

imagemO Partido Comunista Brasileiro (PCB), a Unidade Classista, a União da Juventude Comunista, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, o Coletivo LGBT Comunista e o Coletivo Negro Minervino de Oliveira somam-se às vozes das organizações políticas e dos movimentos sociais internacionalistas no repúdio à perseguição que neste momento sofre na Espanha a lutadora comunista, militante internacionalista e defensora da causa palestina Angeles Maestro. Conclamamos todos os militantes e lutadores anti-imperialistas e defensores dos direitos humanos e das liberdades democráticas a cerrar fileiras na solidariedade a Angeles Maestro e a outras duas ativistas perseguidas pelo Tribunal Nacional da Espanha e a enviar assinaturas de apoio ao e-mail: solidaridad2019@outlook.com.ar

Comitê Central do PCB

Resumen Latinoamericano

A notícia de que chega de Madri não poderia ser mais perturbadora: o Tribunal Nacional negou a suspensão do caso contra a lutadora internacionalista espanhola Angeles Mestre e duas companheiras, por envio de fundos para o povo palestino e ordenou a abertura de Sumário Ordinário “por colaboração com organização terrorista”.

Angeles Maestro é uma ex-deputada comunista, médica, escritora e, acima de tudo, uma militante antifascista e antiguerra, que fez do internacionalismo uma causa permanente. Ela participou de ações de solidariedade em todos os países do Oriente Médio agredidos pelo imperialismo dos EUA e por seu aliado, o governo sionista israelense. Na Palestina, no Iraque, na Síria, com o povo saharaui, mas também em apoio às revoluções e povos da América Latina, como a Venezuela, Cuba e Bolívia, Nines Mestre sempre esteve na linha da frente levando o seu apoio incondicional, colocando o corpo quando necessário ou contribuindo a partir do campo intelectual. já que é também integrante da Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais pela Humanidade (REDH).

Agora, esse tribunal de exceção continuador do franquismo que é o Tribunal Nacional espanhol negou suspender o processo contra ela e duas outras companheiras acusando-as de ter reunido duas pequenas somas de dinheiro e as ter entregue em 2014 e 2015 em favor da lutadora histórica da Palestina Leila Khaled, quando esta realizou uma turnê de palestras e reuniões públicas em Madri e Barcelona.

A acusação é realmente patética, já que esses fundos (que não excedem 8.500 euros e foram coletados por meio de colaborações de muitas pessoas) tiveram como destino a reconstrução de escolas e hospitais, que, como todos sabem, sofrem por falta de insumos e estão sobrecarregados devido à repressão de Israel na Cisjordânia e aos bombardeios em Gaza.

O fato de que Leila Khaled seja líder da FPLP tem sido a base usada pela associação israelense “The Lawfare Project Spain” (Projeto Espanha de Guerra Jurídica) para denunciar as três ativistas. Esta acusação foi aceita por um órgão do Tribunal Nacional. Agora, Angeles Maestro e as duas companheiras enfrentam um julgamento que não apenas busca mandá-las para a prisão, mas também condenar qualquer tipo de ação em solidariedade à nobre causa do povo palestino.

Portanto, devemos expressar a mais irrestrita e ampla solidariedade para com a camarada Angeles Mestre e as outras duas ativistas, já que sem dúvida são perseguidas por defender a causa da liberdade e autodeterminação da Palestina. Ao mesmo tempo, repudiamos qualquer tentativa de restringir a liberdade de expressão e opinião e chamamos todas as pessoas e todos aqueles ao redor do mundo que se sentem desafiados por este tipo de ataque aos direitos humanos que se pronunciem em apoio a este causa.

A solidariedade é a ternura dos povos!

Basta de perseguir aqueles que lutam contra a ocupação na Palestina!

Exigimos a suspensão e encerramento do caso contra Angeles Maestro e as companheiras!

ENVIAR ASSINATURA DE APOIO A solidaridad2019@outlook.com.ar

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/06/12/campana-de-solidaridad-con-la-luchadora-internacionalista-pro-palestina-angeles-maestro/

Tribunal fascista espanhol quer condenar a lutadora Angeles Maestro por apoiar a Palestina

RESUMEN LATINOAMERICANO repudia esta nova manobra fascistóide da tristemente célebre Audiência Nacional, que pretende julgar a lutadora internacionalista e ex-deputada Angeles Mestre, por apoiar a luta do povo palestino. Ao não suspender o caso aberto em virtude de uma queixa apresentada por uma organização sionista, acusam Angeles Mestre e mais duas companheiras de “colaboração com uma organização terrorista”, por terem enviado uma soma de dinheiro para o povo palestino.

É evidente que a longa mão do sionismo não deixa canto do mundo sem ser coberto e tem a cumplicidade de uma Audiência Nacional que nada mais é do que herdeira do tribunal de exceção do franquismo, uma cova de juízes e promotores de longa fama por perseguir militantes das lutas populares. Ali reinaram repressores da estatura do ex-juiz Baltasar Garzón e do promotor Eduardo Fungairiño. Agora, seus discípulos aproveitam a ofensiva mundial do imperialismo ianque e seu parceiro sionista, para continuar atacando aqueles que os enfrentam.

TODA NOSSA SOLIDARIEDADE COM A COMPANHEIRA ANGELES MAESTRO E OS DOIS LUTADORES PERSEGUIDOS.


12 de junho de 2019

COMUNICADO DE IMPRENSA DE RED ROJA (REDE VERMELHA)

O Tribunal Nacional nega a rejeição do caso contra Angeles Maestro e mais duas companheiras, acusadas de enviar fundos para o povo palestino, e promove a abertura de um Sumário Ordinário por colaboração com organizações terroristas.

O Juizado nº 6 da Audiência Nacional encarregado do caso contra Angeles Mestre e as duas companheiras acusadas de financiamento de terrorismo foi organizado por ordem de um auto disposto no dia 10 de junho de 2019 negando a suspensão do caso e dando “continuidade ao procedimento pelos trâmites do Sumário Ordinário, levando em conta as penalidades do crime a que lhes é atribuído”. As penalidades previstas no Código Penal incluem entre dois e dez anos de prisão e multas de três vezes os valores enviados.

A acusação se baseia nas duas campanhas de angariação de fundos destinados à solidariedade para com o povo palestino, através de uma conta bancária de que era titular Angeles Mestre e duas companheiras autorizadas. Estas campanhas aconteceram em 2014 e 2015, anos em que Israel promoveu ataques militares contra o povo palestino, causando milhares de mortos e feridos e destruição generalizada de casas, escolas e hospitais. Tais eventos foram relatados no documentário “Gaza”, recentemente premiado com um Goya.

Em sua declaração ao Supremo Tribunal realizada no último dia 05 de fevereiro, Angeles Mestre assumiu total responsabilidade pela realização de tais campanhas visavam o envio de fundos – em valores modestos como 5.300 euros em 2014 e 3.085 em 2015 – para ajudar a reconstrução de escolas e hospitais. O cumprimento deste objetivo foi confirmado por meio de um documento oficial da Autoridade Nacional Palestina apresentado perante o Juizado.

O primeiro montante foi entregue à líder palestina Leila Khaled que, na época, visitou várias cidades, incluindo Madri e Barcelona, sendo recebida por autoridades municipais sem ter encontrado qualquer obstáculo na realização de atos públicos de solidariedade com o seu povo. O fato de Leila Khaled ser líder da FPLP tem sido a base usada pela associação israelense “The Lawfare Project Spain” para a acusação aceita pelo citado Juizado.

Rede Roja, ao mesmo tempo que rejeita a acusação e reitera a sua solidariedade para com o povo palestino e sua justa luta contra a ocupação israelense, entende que a imputação que se apresenta contra estas companheiras tem por objetivo atemorizar e desativar a solidariedade generalizada na sociedade.

Red Roja estima que esta é uma causa geral contra a solidariedade e com a luta que o povo palestino tem há décadas travado contra a ocupação israelense, apesar dos sofrimentos incontáveis que sua resistência legítima comporta.

Portanto, Red Roja manifesta que não cabe outra resposta do que a intensificação da solidariedade com a Palestina. Conclama, assim, à colaboração de todos para quebrar o silêncio da mídia a esse respeito e solicitar apoio às companheiras acusadas.

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/06/12/tribunal-fascista-espanol-quiere-condenar-a-la-luchadora-angeles-maestro-por-apoyar-a-palestina/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro