Prensa Latina: 60 anos a serviço da verdade

imagemHavana – O 60º aniversário de fundação da Agência de Notícias latino-americana Prensa Latina (PL), criada pelos líderes históricos da Revolução Cubana, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, foi celebrado na capital cubana.

Em um evento político-cultural, que contou com a participação de trabalhadores e fundadores desse veículo de imprensa, a gênese da agência foi lembrada. Este meio de comunicação nasceu em 16 de junho de 1959, no calor da Operação Verdade, um apelo do governo revolucionário a mais de 400 jornalistas em todo o mundo para negar as campanhas da mídia imperialista contra Cuba e sua revolução em janeiro daquele ano.

Em nome dos trabalhadores da agência, Luis Enrique González Acosta, seu presidente, recebeu o selo comemorativo do 80º aniversário da fundação da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), o reconhecimento El Héroe, conferido pela presidência da União dos Jornalistas de Cuba (UPEC) e o reconhecimento como Coletivo Nacional Distinto, outorgado pela União Nacional de Cultura.

González Acosta lembrou que o principal objetivo da agência era difundir uma visão emancipatória do mundo, anti-hegemônica, diferente da dos monopólios da informação. “A Prensa Latina continua sendo um meio alternativo, maduro, próspero e em contínuo desenvolvimento, apesar daqueles que insistem em dificultar seu alcance”, afirmou o presidente da PL.

Ele também ressaltou que a responsabilidade da agência é com o futuro, com a mensagem de Cuba e a visão revolucionária mundial frente às dificuldades e obstáculos que estão por vir. Acosta destacou o trabalho do jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, diretor fundador da PL que enfrentou os grandes monopólios da mídia ao estabelecer uma rede de correspondentes na América Latina e em outras capitais do mundo.

Além de Masetti, em seus começos, a Prensa Latina contava com jornalistas reconhecidos da região, tais como: Gabriel García Márquez (Colômbia), Rodolfo Walsh e Rogelio García Lupo (Argentina), Muro Aroldo (Brasil), Carlos María Gutiérrez (Uruguai), juntamente com os cubanos Francisco V. Portela, Juan Marrero e Gabriel Molina, entre outros profissionais.

A serviço da verdade

Victor Gaute, membro do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e chefe do Secretariado do Departamento Ideológico, entregou a Gonzalez Acosta um reconhecimento à PL assinada pelo presidente cubano Miguel Diaz-Canel, no qual foi elogiado o trabalho da agência de notícias “por trazer a verdade da Revolução por 60 anos para os cantos mais remotos do mundo, sempre fiel às ideias de seus fundadores”.

Durante a noite a União Nacional de Cultura atribuiu a medalha Raúl Gómez García a 19 trabalhadores da PL, pelo excelente trabalho realizado por mais de 10 anos nesse setor. Outros 14 foram agraciados com o Prêmio Prensa Latina pela obra de toda a vida”, instituída pela direção geral do centro há três anos, que reconhece a trajetória acumulada dos profissionais da mídia durante 60 anos.

Seis décadas após a fundação da PL, apesar dos augúrios das autoridades norte-americanas que durariam menos de um mês, a agência de notícias se tornou um centro de reconhecida influência jornalística.

Com 40 correspondentes no mundo, serviços de rádio, televisão e multimídia, portais em seis idiomas, além do trabalho constante em redes sociais, a Prensa Latina continua atuando a serviço da verdade com uma linha editorial objetiva, mas não imparcial.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fontes: www.Prensa-Latina.cu | www.Granma.cu