Violência no Fórum Social Temático

Porto Alegre, 27 de janeiro de 2012.

Na noite de 26 janeiro, no Largo Zumbi dos Palmares, durante as atividades do Fórum Social Temático, lamentavelmente registrou-se mais um caso de abuso e violação de Direitos Humanos. Enquanto ocorria atividade cultural no espaço público portoalegrense, manifestantes demonstraram repúdio ao caso de repressão ocorrido durante a remoção da comunidade do Pinheirinho, em São Paulo.

O estudante de Direito Régis Rafael Ribeiro Lisbôa, que estava no Largo, não participou da manifestação. Contudo, foi a pessoa escolhida para ser penalizada, humilhada frente a todos com a clara intenção de intimidação dos demais.

Ironicamente a voz de prisão se dá quando o militante em Direitos Humanos estava defendendo trabalhadora no Largo Zumbi dos Palmares.

Em nenhum momento, Régis Rafael ofereceu resistência, em contrapartida, já dentro da viatura da Brigada Militar, e na 2ª Cia do 9º Batalhão passou por verdadeiros momentos de terror e truculência: sendo jogado para fora do carro, algemado dentro da sala, obrigado a manter-se ajoelhado, ameaçado de agressão por mais de um integrante da Brigada Militar, sofrendo indescritível violência moral e psicológica.

Em tempos policialescos, nos quais hoje se lamenta a violência do aparato institucional, repetiu-se nessa madrugada a ditadura civil militar imposta ao povo brasileiro. Vale informar, que não será o primeiro nem o ultimo caso de violação de direitos conquistados, cujas classes menos favorecidas e minorias diariamente penam.

O Largo é público e segue vivo.

Somos todos Pinheirinho-SP.

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.”

“A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.

Os dominadores se estabelecem por dez mil anos.

Só a força os garante.

Tudo ficará como está.

(…)

O que ainda vive não diga: jamais!

O seguro não é seguro. Como está não ficará.

(…)

Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.

E o “hoje” nascerá do “jamais”..

Bertold Brecht

Assinam: Militantes em Direitos Humanos, membros do GAJUP/SAJU-UFRGS.

*Contatos: 91539624, 97289479, 91742458.

http://www.ujcportoalegre.blogspot.com/2012/01/violencia-no-forum-social-tematico.html

Categoria