EUA: acusação perversa e imoral contra Cuba

imagemRaúl Antonio Capote

O escritor uruguaio Eduardo Galeano escreveu em um de seus textos: «Alicia entro no espelho para descobrir o mundo ao avesso. Se a Alicia renascesse nos nossos dias, ela não precisaria passar por nenhum espelho: bastaria sair à janela». [1]

O mundo está de cabeça para baixo, é isso que querem aqueles que acreditam ser os donos do universo e pretendem, com absoluta perversidade, transformar a mentira na verdade, de tanto repeti-la.

Os Estados Unidos incluíram nesta quinta-feira, 20 de junho, Cuba e Arábia Saudita em sua ‘lista negra’ de países que não fazem o suficiente para combater o tráfico de pessoas, uma medida que pode levar à imposição de sanções, e na qual manteve a Venezuela, a Rússia, Irã e a Coreia do Norte.

A resposta do nosso presidente Miguel Díaz-Canel não esperou, em sua conta na rede social Twitter, em nome de todos os dignos cubanos, ele escreveu: «Mais mentiras e calúnias dos Estados Unidos, ao considerar Cuba na pior categoria em seu relatório de tráfico, atacando a colaboração médica cubana, um exemplo de solidariedade, humanidade e cooperação nobre e legítima entre os países do Sul».

O trabalho da colaboração médica cubana é tão humano, tão belo, que eles têm que atacá-lo, incomoda-lhes que, no meio do senhorio da perversidade e da desonra com que pretendem dominar o mundo, a insubstancial Ilha traga luz à escuridão e saúde para quem sofre.

Nada incomoda mais o egoísmo do que o altruísmo, nada irrita mais o indigno do que a dignidade, nada perturba mais os impérios do que a insubordinação.

«Eu rejeito a classificação arbitrária e unilateral dos EUA, colocando Cuba na pior categoria de seu relatório sobre o tráfico de pessoas. É outra calúnia para justificar novas medidas de hostilidade. EUA carece de autoridade moral para fazer avaliações ou qualificações de países», compartilhou o nosso ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, no Twitter.

«Cuba se distingue por uma política de tolerância zero e desempenho exemplar na prevenção e no combate ao tráfico de pessoas com baixa incidência desse flagelo. São resultados associados às nossas conquistas sociais e segurança cidadã e igualdade de oportunidades», acrescentou.

Quem manteve por anos a infame Lei de Ajuste Cubano, uma verdadeira incitação ao tráfico e ao tráfico de pessoas? Quem recentemente invalidou o acordo entre a Federação Cubana de Beisebol (FCB) e a Major League Baseball (MLB) cujo principal objetivo era acabar com o tráfico de jogadores, uma ação que foi considerada um golpe real, por todas as pessoas sensatas deste planeta?

É casual que nesta lista arbitrária estejam os países contra os quais mais sanções unilaterais foram impostas pelos EUA?

O caos é fomentado a partir da Casa Branca, os patifes, membros daquela «soberba casta» que José Martí tão bem descreveu em sua crônica para La Opinion Nacional, de Caracas, em 1881, precisam de um mundo «de cabeça para baixo», no qual a reviravolta dos valores mais sagrados do ser humano seja tal que as pessoas não consigam distinguir a verdade da mentira e quando olhem pela janela, como a Alice na famosa história, vejam o mundo da maneira que eles querem.

[1] Eduardo Galeano. Patas arriba. La escuela del mundo al revés.

Ismael Batista

Categoria
Tag