Lugar de Mulher entrevista Suelen Julio, do Coletivo Negro Minervino de Oliveira

imagemFoi ao ar novo programa Lugar de Mulher, produzido pela Secretaria Nacional de Mulheres, Gênero e Diversidade Sexual do Partido Comunista Brasileiro (PCB), sob direção geral de Heitor César e Bil-Rait Buchecha. Desta vez a camarada Marta Barçante, dirigente nacional do PCB e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, entrevista a professora e militante do Coletivo Negro Minervino de Oliveira, Suelen Siqueira Julio.

Suelen é professora de História no Colégio Pedro II, doutoranda em História Moderna pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), onde também adquiriu o título de Mestra em História Moderna, Graduou-se em História na Universidade Federal Fluminense.Foi contemplada com o 9º Prêmio CNPq “Construindo a Igualdade de Gênero” (2014) e é autora do livro “Damiana da Cunha: uma índia entre a ‘sombra da cruz’ e os caiapós do sertão (Goiás, c.1780-1831)”, publicado pela Eduff.

Nascida e crescida em São Gonçalo (RJ), no bairro popular Jardim Catarina, hoje mora na cidade do Rio de Janeiro, mas mantém ligação com suas raízes através do Movimento Nós por Nós. Suelen nos conta de sua infância, de sua vida de enfrentamento às muitas dificuldades, à conquista que representou a entrada na Universidade Federal Fluminense, após ter passado toda sua trajetória escolar em escolas públicas. Ela nos fala da participação nos movimentos populares, das lutas das mulheres e da juventude negra e de sua militância muito atuante no Coletivo Negro Minervino de Oliveira, ligado ao PCB.

Assista o vídeo com a entrevista em: https://www.facebook.com/lugardemulherpcb/videos/1190664861137409/

Lugar de Mulher é programa de entrevista com mulheres comunistas, militantes e trabalhadoras.

Acompanhe nosso programa! Siga a nossa página e nosso canal do Instagram!

#lugardemulher #pcb #anamontenegro #feminismo #classista