Solidariedade ao Povo Indígena Wajãpi: nenhuma gota a mais!

imagemO povo indígena Wajãpi sofreu um duro ataque nesta sexta-feira (26). Um grupo com cerca de 50 garimpeiros invadiu a aldeia Mariri, no centro da terra indígena Wajãpi e assassinou ao menos duas lideranças indígenas. A ocupação dos garimpeiros ainda continua, e o relato publicado na Mídia Ninja neste sábado [1] dá conta de uma ocupação extremamente violenta com agressões contínuas e ameaças.

A invasão ocorre em um momento em que o governo Bolsonaro vem intensificando sua narrativa e seus ataques contra os povos indígenas, dizendo procurar parcerias internacionais para a mineração nestas terras [2]. A imprensa também noticia a finalização da minuta de um projeto de lei que regulamenta a atividade [3], que já é uma realidade em diversos pontos do país de maneira ilegal, consolidando, assim, uma série de ataques aos povos indígenas e suas terras.

A União da Juventude Comunista e o Partido Comunista Brasileiro se solidarizam com os Wajãpi e convidam todos os lutadores sociais do estado do Amapá a pensar em formas de pressionar as autoridades para a defesa dos povos indígenas em uma reunião com este fim que ocorre neste dia 28, às 17h, na Praça Floriano Peixoto, no centro de Macapá.

[1]: http://midianinja.org/news/mataram-muito-feio-e-nos-estamos-pedindo-socorro-ouca-relato-de-indigena-wajapi/?fbclid=IwAR0hTPkL4vE7-GDCcUGsXoX4rdNx9TDUQeCmiTVoGDmO_x0rbxlrjnK9Tvk

[2]: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-parceiros-internacionais-terras-indigenas/

[3]: https://oglobo.globo.com/brasil/projeto-de-lei-do-governo-regulamenta-garimpo-nas-reservas-indigenas-23825516