Pela educação pública, contra a reforma da Previdência e as privatizações!

imagemPassados 6 meses de governo Bolsonaro já é possível compreender que este não é um governo que representa o povo trabalhador brasileiro. Absolutamente nenhuma medida positiva para a classe trabalhadora foi adotada. Essas políticas só aumentaram o desemprego, a miséria, a fome e a precarização da vida da grande maioria da população.
Ao mesmo tempo, cada vez mais os grandes ricos empresários, banqueiros e latifundiários engordam mais o seu bolso através da destruição dos direitos sociais e as políticas dos seus governos capachos.

A destruição da Previdência que está em curso no Congresso Nacional através da Reforma é mais um dos grandes ataques que estamos sofrendo. Ao invés de cobrar as dívidas dos ricos, é sempre o trabalhador e a trabalhadora pobre que é forçado a resolver os “problemas” que os próprios capitalistas criaram.

Não bastassem todas as arbitrariedades contra a classe trabalhadora que o governo Bolsonaro tem aplicado por todo o país, no Estado do Rio Grande do Sul (RS) a situação não é diferente. O Governo Eduardo Leite (PSDB) tem aplicado as mesmas medidas contra o povo gaúcho. Não é por outra razão que o governador do PSDB tem apoiado as políticas do Bolsonaro, especialmente que a destruição da previdência também seja aplicada para os servidores públicos do RS.

A privatização da CEEE, SulGás e Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) é a entrega de um patrimônio público para a iniciativa privada lucrar e os serviços sejam mais caros e mais precários. Importante destacar que a privatização da Vale do Rio Doce foi a principal responsável pelos desastres humanos e ambientais em Brumadinho e, agora, a privatização da CRM pode também custar muitas vidas em troca de lucro de meia dúzia de capitalistas estrangeiros.

O governador Eduardo Leite é mais um dos governos que não tem nenhum respeito à educação pública. Assim como o governo anterior, o parcelamento de salários e o não pagamento dos direitos dos servidores públicos, especialmente de professores e professoras, transformam a vida cotidiana em uma luta diária pela sobrevivência,
enquanto o governador entrega milhões de reais de dinheiro público para o setor privado. A precarização das escolas estaduais e os cortes de orçamento da educação se somam na situação dramática em que a juventude gaúcha acessa a educação.

Por todas estas razões, é fundamental fortalecermos todas as lutas sociais que estão em curso. Este ano de 2019 já demonstrou a disposição da classe trabalhadora de sair às ruas e lutar por seus direitos. As grandes lutas de 8 de Março, 15 e 30 de maio e a Greve Geral de junho foram bastante significativos para demonstrar a indignação popular
contra as políticas destes governos. A constituição do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes em Luta pelos Direitos e Liberdades Democráticas, lançado em abril deste ano no RS, tem sido um importante espaço de articulação política e unidade de ação entre diversas organizações políticas (partidos, sindicatos, DCE/DA, movimentos sociais, feministas etc) para contribuir na reorganização da classe e nas agendas de luta.

Nesse sentido, a agenda da Greve Nacional da Educação no dia 13 de agosto, contra a reforma da previdência e em defesa da educação pública deve ser fortalecida em todo o Estado do RS, priorizando as atividades e manifestações que serão realizadas na capital Porto Alegre, sem prejuízo das ações pelo interior do RS. Nessa agenda, nossa tarefa é também apontar a necessidade das Centrais Sindicais convocarem uma nova Greve Geral para parar a produção capitalista que explora e oprime a classe trabalhadora.

O PCB e seus coletivos partidários envidarão todos os esforços para a construção desta agenda de mobilização e de todas as lutas sociais em curso para enfrentar o desmonte dos direitos sociais e a destruição das condições de vida do povo trabalhador. A reorganização da classe é fundamental em médio e longo prazo, superando a conciliação de classes e as burocracias sindicais e estudantis que bloqueiam o avanço das lutas da classe trabalhadora.

Todos e todas às ruas em 13 de agosto!

Contra a reforma da previdência e em defesa da educação pública!

Pelo Poder Popular!

Porto Alegre, 29 de julho de 2019

Comissão Política Regional do PCB RS