PCPE: abaixo a repressão na Catalunha!

imagemO Secretariado Político do PARTIDO COMUNISTA dos POVOS da ESPANHA (PCPE) e o Comitê Executivo do PARTIDO COMUNISTA do POVO da CATALUNYA (PCPC), diante da decisão do Supremo Tribunal em que foram julgados vários líderes políticos e sociais catalães, DECLARAM:

A sentença, conhecida hoje, é outra expressão da profunda crise do poder burguês no Estado espanhol atual. Como sempre, na história do domínio da burguesia, o atual bloco de poder responde com repressão às divergências políticas que questionam seu atual domínio. Nesse caso, implementando o aparato judicial, a serviço da ditadura da classe dominante.
Esta sentença não resolverá de maneira alguma o problema da alta instabilidade política que a oligarquia espanhola enfrenta, seu sistema político parlamentar e a monarquia Bourbon. Novamente, a repressão será mostrada como uma prática desesperada que, longe de resolver qualquer problema, apenas aumentará suas dimensões.
A instrumentalização que os diferentes poderes estabelecidos fazem do Supremo Tribunal, a filtragem intencional da sentença, a renúncia de uma sentença por rebelião e a vergonhosa manipulação midiática desta questão pelos principais meios de propaganda ligados ao poder, também não resolvem nenhum aspecto do problema. Seus promotores não serão capazes de esconder ou ocultar a repressão aos direitos do povo catalão e suas legítimas aspirações nacionais. As declarações imediatas à notificação da sentença, por parte dos partidos do bloco do poder, mostram a sintonização dos agentes políticos em sua submissão aos interesses da oligarquia.
O atual sistema político e constitucional espanhol nega o direito à autodeterminação dos povos e nações do Estado. É esse ponto de partida – inquestionável na Espanha atual – que torna impossível a resolução do Estado plurinacional espanhol, numa instância de superação, enquanto se mantém o domínio da burguesia.
Essa sentença é outra expressão do extremo esgotamento do projeto histórico de dominação da burguesia no atual Estado espanhol, do qual se deseja separar uma parte da burguesia catalã para desenvolver seu próprio projeto político. Sistema que, em 1936, recorreu a um golpe de estado fascista para resolver, com o máximo de violência, as dificuldades enfrentadas na época pelo surgimento de um processo de mudança social e política, no qual tinham uma presença significativa a classe trabalhadora e os setores populares. Oitenta anos depois, com o exercício de uma nova violência, a burguesia enfrenta um amplo movimento social que questiona seu obsoleto e antigo sistema de dominação. A burguesia catalã teve a capacidade de alinhar atrás dela uma parte importante do movimento popular.
Essa decisão demonstra, de maneira ainda mais clara, a necessidade de um novo projeto histórico para o atual Estado espanhol. Um projeto dirigido pela classe trabalhadora e pelos setores populares, cada vez mais explorados e empobrecidos por essa monarquia parlamentar, num movimento que seja capaz de retirar da burguesia o poder absoluto que hoje possui. Projeto construído a partir da república, dando fim à monarquia Bourbon, com o reconhecimento do direito à autodeterminação dos povos e nações do Estado, e cujo principal objetivo seja o início da construção da sociedade socialista. Uma República Socialista Confederada.
A classe trabalhadora e os setores populares têm, nesta proposta política, o caminho a seguir para acabar com esse sistema velho, violento e ultrapassado de dominação burguesa. Um caminho que levará a uma sociedade mais livre e justa, onde as condições de vida da grande maioria social serão marcadas pelo esforço coletivo e pela distribuição equitativa da riqueza social.

14 de outubro de 2019

PELA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS E PELA JUSTIÇA SOCIAL

LIBERDADE PARA OS(AS) PRESOS(AS) CONDENADOS(AS) PELO SUPREMO TRIBUNAL

POR UM NOVO PROJETO HISTÓRICO PARA ESTE PAÍS

PELA REPÚBLICA SOCIALISTA DE NATUREZA CONFEDERADA

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.pcpe.es/index.php/comite-central/item/2147485996-secretariado-politico-del-pcpe-y-comite-executiu-del-pcpc-declaracion-sobre-la-sentencia-del-tribunal-supremo

Categoria
Tag