Alicia vai dançar para sempre

imagemA Prima Ballerina Assoluta, do Balé Nacional de Cuba, nossa Alicia Alonso, glória da dança universal, nos deixou um vazio enorme, mas também um legado intransponível

Autor: Madeleine Sautié
madeleine@granma.cu

Como grandes espaços desérticos — o mesmo que uma cena desolada do que uma alma oca por causa da perda — sentimos o ânimo com o adeus definitivo que nos deu em 17 de outubro a Prima Ballerina Assoluta do Ballet Nacional de Cuba, nossa Alicia Alonso, glória da dança universal, que sempre colocava, tão alto quanto as palmeiras, o nome de sua terra natal.

«Alicia Alonso se foi e nos deixa um vazio enorme, mas também um legado intransponível. Ela colocou Cuba no altar do melhor da dança do mundo. Obrigada, Alicia, pelo seu trabalho imortal. Somos Cuba», comentou Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente da República de Cuba, em sua conta no Twitter, assim como outras personalidades do mundo, consternadas com a despedida de Alicia.

SEU MÉRITO É MUITO GRANDE

Nascida em 21 de dezembro de 1920, em Redención, popular bairro de Marianao, em um modesto lar formado por Antonio Martínez Arredondo, tenente veterinário do exército, e Ernestina del Hoyo y Lugo, refinada costureira, a ilustre dançarina encontrou na dança desde muito jovem a vocação que guiaria toda a sua vida.

Sua trajetória estelar, iniciada na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical de Havana, em 1931, foi forçada a tomar novos caminhos, tendo que marchar para o exterior devido ao baixo nível, preconceitos e caráter elitista que enfrentava o balé em Cuba então.

Traçar sua órbita artística profissional é uma tarefa ciclópica, já que inclui desde as comédias musicais da Broadway, o Caravan Ballet, o New York Ballet Theatre, o Washington Ballet e o Monte Carlo Russian Ballet, até seus colossais triunfos como atriz convidada de inúmeras companhias, festivais e eventos relevantes desse gênero artístico em todo o mundo.

Seu status excepcional como primeira Bailarina Absoluta não se devia a uma reputação hierárquica caprichosa, mas ao domínio de um vasto repertório de 134 títulos que englobavam as grandes obras da tradição romântico-clássica e as criações de coreógrafos contemporâneos.

Quando, em 28 de novembro de 1995, no Teatro Massini, na cidade italiana de Faenza, fez uma parada em sua carreira como intérprete, ela já havia conseguido estabelecer um recorde difícil de igualar, não apenas pelo período de dedicação sobre as pontas dos pés, mas pelo nível de excelência com que fez tudo isso.

A grandeza de Alonso reside não apenas em nos representar triunfantemente em 65 países, recebendo as ovações mais estrondosas, impossíveis de serem explicadas, de Helsinque a Buenos Aires, de Nova York a Tóquio ou Melbourne, mas de ter posto a serviço de sua terra natal todas as honrarias recebidas, entre as quais 266 prêmios e distinções internacionais, 225 de caráter nacional e 69 criações coreográficas – românticas, clássicas e contemporâneas, que ela fez, revertendo-as como frutos do trabalho que ela sempre viu como uma contribuição modesta, não apenas para sua cultura, mas para a cultura da dança em todo o mundo.

Obteve grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Havana, pelo Instituto Superior de Arte de Cuba, pela Universidade Politécnica de Valência, da Espanha, e pela Universidade de Guadalajara, no México; Ordem “A Águia Asteca”, conferida pelo estado mexicano em 1982;
Comenda da Ordem Isabel a Católica, concedida pelo rei da Espanha em 1993.

Ela criou a Fundação de Dança que leva seu nome e o Instituto de Dança Superior Alicia Alonso, ligado à Universidade Rey Juan Carlos. Foi membra honorária da Associação de Diretores de Palco da Espanha (ADE). Conquistou a Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes de Madri, em 1998.

Tem o título de Heroína Nacional do Trabalho da República de Cuba; Ordem José Martí, maior prêmio concedido pelo Conselho de Estado da República de Cuba. Em 2002, foi nomeada embaixadora da República de Cuba pelo Ministério das Relações Exteriores. Foi investida em Paris do cargo de embaixadora da Boa Vontade da UNESCO.

O presidente da França conferiu a ela, em 2003, o grau de oficial da Legião de Honra. Recebeu em Cannes, em 2005, o Prêmio Irene Lidova por toda a sua carreira artística. Recebeu, das mãos dos reis da Espanha, a Medalha de Ouro pelo Mérito em Belas Artes, concedida pelo governo daquele país.
Em 2012, recebeu o Prêmio Alba de Artes, da Aliança Bolivariana para as Américas. Em 2017, recebeu o título de Embaixadora Mundial da Dança, concedido pela UNESCO.

Mais de meio século atrás, quando ela retornou ao nosso país cheia de honras estrangeiras, não hesitou em declarar:

“Toda minha esperança e meus sonhos consistem em não retornar ao mundo em representação de outro país, mas carregar nossa própria bandeira e nossa arte. Meu desejo é que não sobre ninguém que não grite: Bravo por Cuba !, quando eu danço. Caso contrário, se eu não conseguir realizar esse sonho, a tristeza seria a recompensa dos meus esforços”.

Essa posição patriótica a levou a fundar, juntamente com Fernando e Alberto Alonso, em 28 de outubro de 1948, hoje o Ballet Nacional de Cuba (BNC) e, em 1950, a Academia de Ballet que recebeu seu nome e teve a tarefa histórica de formar o primeira geração de bailarinos dentro dos princípios técnicos, estéticos e éticos da hoje mundialmente conhecida Escola de Ballet Cubana.

Durante 71 anos, especialmente após o triunfo da Revolução, foi possível, com mão firme, colocar o BNC entre as empresas de maior prestígio do mundo, basear um sistema de ensino que hoje abrange toda a ilha e é garantia de difusão do Balé Cubano, além de estimular um movimento de colaboração internacionalista que, no campo do balé, Cuba estendeu a quase cinquenta países nas Américas, Europa, Ásia e África.

Foi a guia e mentora Alice, que com sua presença aglutinante pôde reunir, em Havana, 26 Festivais Internacionais de Balé, as mais famosas personalidades da dança, em uma festa de arte e amizade. E é também a Alice que vimos dar o melhor desempenho de seus ensinamentos, fosse em cenários de maior requinte ou em plataformas rústicas, em praças públicas, fábricas, escolas e unidades militares, cientes de que as pessoas, qualquer pessoa, deve ter sempre tem a chance de crescer.

Aqueles que tiveram o privilégio de estar ao seu lado também conheciam o extraordinário ser humano que estava nela, que por coragem e disciplina de ferro nunca foi derrotado por falhas físicas, vicissitudes ou mal-entendidos.

Era nossa Alice que, embora banhada pelo cosmopolitismo, desejava ouvir os cantos de nossos galos, provar o cheiro do salitre de seu Havana Malecon, valorizar a borboleta e o coral como as coisas mais requintadas, ou fascinar-se com os avanços científicos e os mistérios do cosmos. “Um ímpeto tenaz, frenético e heróico – disparado contra doenças e contra o tempo – rumo à perfeição incansável.” Como Juan Marinello a definiu corretamente.

Leia mais: https://josemartirj.webnode.com/news/fallece-alicia-alonso-prima-ballerina-assoluta-del-ballet-nacional-de-cuba/

Fidel admirou Alicia Alonso profundamente. Photo: Tomada de Archivo

Devido à sua sensibilidade e mensagem valiosa, Granma Internacional reproduz a carta que Fidel enviou a Alicia Alonso em 16 de outubro de 2008.

Querida Alicia:

Eu recebi sua linda carta. Você não pode imaginar o quanto admiro sua capacidade de preservar e dominar a inteligência privilegiada que o acompanha. Nunca esqueço o que você me contou um dia sobre a orelha que lhe permite acompanhar o balé, de olhos fechados, pelos leves passos dos sapatos. Seu mérito é muito grande. Você alcançou os louros mais altos do mundo antes do triunfo da Revolução. Apenas excepcionalmente alguém pode realizar esse feito. Hoje, o balé e muitas outras atividades de arte e cultura se espalharam. Era como a mão de seda que despertou o gênio adormecido no fundo da alma de nosso povo.

Glória eterna aos 60 anos do Balé Nacional de Cuba!

Fidel Castro Ruz

Categoria
Tag