Bolívia: alerta contra ameaça de golpe fascista

imagemAlerta bolivariano! Golpe de Estado fascista em processo na Bolívia!

O Movimento Continental Bolivariano (MCB), diante da ofensiva fascista e racista da direita boliviana, que logo após ter perdido as recentes eleições presidenciais por mais de 10% de diferença contra o presidente reeleito legitimamente do MAS-IPSP, Evo Morales, tem recorrido ao velho e bem montado plano golpista, com apoio internacional, desatando uma onda de violência fascista e racista desde Santa Cruz e da chamada “Meia lua”, contra o povo pobre e indígena, que em sua maioria de respaldo, nestes últimos comícios, ao presidente Evo Morales Ayma e seu vice Álvaro García Lineras.

Condenamos o que nestas semanas temos visto em nossa irmã Bolívia, as demonstrações de ódio racista contra as mulheres, o desprezo e violência desmedida contra as e os defensores de Evo, seu governo e o processo de mudanças. Fazemos um chamado à comunidade internacional, às organizações populares e organismos de defesa dos Direitos Humanos, a se pronunciar urgentemente contra estes ataques à dignidade e à vida do
heroico e digno povo boliviano.

Alertamos sobre as graves consequências e perseguições que se desatariam na Bolívia se o plano golpista da ultradireita e do imperialismo avançarem e se concretizarem. O fascismo não pode nem deve se instalar novamente na pátria de Bartolina Sisa e Tupac Katari. Unidos todos com o processo de mudanças do Estado Plurinacional da Bolívia e seu líder, junto aos movimentos sociais e populares que o respaldam e estão decididos a defendê-lo.

Em Bolívar nos encontramos todas e todos!
Jallalla irmão Evo Morales Ayma!
Alerta que caminha a espada de Bolívar pela América Latina e o Caribe!
Jallalla ao povo boliviano!

Movimento Continental Bolivariano – MCB

Caracas, 09 de novembro de 2019.


Evo Morales denuncia ao mundo golpe de Estado em marcha na Bolívia

La Paz, 9 nov (Prensa Latina)

O presidente da Bolívia, Evo Morales, denunciou hoje perante a comunidade internacional o golpe de Estado em marcha com um fato novo esta noite, o motim da Unidade Tática de Operações Policiais (UTOP) de Cochabamba.

‘Irmãs e irmãos, nossa democracia está em risco pelo golpe de Estado posto em marcha por grupos violentos que atentam contra a ordem constitucional’, divulgou o governante às 23:27, hora local, na rede social Twitter.

Denunciamos perante a comunidade internacional este atentado contra o Estado de Direito, acrescentou Morales em sua conta @evoespueblo, onde em outra mensagem reiterou o chamado ao povo ‘a cuidar pacificamente da democracia e da CPE (Constituição Política do Estado) para preservar a paz e a vida como bens supremos acima de qualquer interesse político’.

‘A unidade do povo será a garantia para o bem-estar da Pátria e a paz social’, enfatizou o estadista, que segundo meios de imprensa locais reuniu-se nas primeiras horas da noite na Casa Grande do Povo (sede do Executivo) com membros do gabinete.

Todavia, a Unidade Tática de Operações Policiais desta cidade mantém a custódia do centro político do país, e o canal estatal Bolívia TV evidenciou em imagens um trânsito normal pelas ruas pacenhas.

Em torno das 20h30, o ministro de Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, descartou em coletiva de imprensa a saída das Forças Armadas às ruas devido ao amotinamento de efetivos policiais em Cochabamba.

‘O governo tem orientado que sob nenhuma circunstância vai ter algum aquartelamento nem uma operação militar nas ruas de nenhuma cidade’, assegurou o titular.

Enfatizou que a situação das Forças Armadas nos nove departamentos e em todo o país é de total normalidade em suas atividades cotidianas.

‘Não existe nenhuma mobilização de nenhum militar do país para tranquilidade da população’, reiterou o ministro da área a cargo do sistema defensivo boliviano.

lb/znc/mm