Chile: protegendo a casta privilegiada

imagemLuis Casado / Resumen Latinoamericano

As gigantescas manifestações que ocorreram no Chile a partir de 18 de outubro não encontraram nenhuma resposta política: o governo de Sebastián Piñera, considerando que está em guerra contra seu próprio povo, apenas recorreu à repressão. Bombeiro incendiário, o governo só fez agravar as coisas.

Os acordos políticos negociados nas costas dos cidadãos, no que seus próprios protagonistas batizaram como “cozinha”, também falharam em acalmar os espíritos. Os partidos políticos parasitas, que não têm legitimidade junto à população, tentam dar lições de democracia estabelecendo limites à participação dos cidadãos.

Outro desastre: o governo, em um movimento desesperado, imaginou mobilizar as forças armadas para “proteger a infraestrutura crítica”. Sem revogar o Decreto-Lei 1086, imposto pela ditadura em 1983, que faz da polícia uniformizada um Estado dentro do Estado: uma ameaça concreta à coexistência social e aos direitos dos cidadãos. O juiz Urrutia, no Congresso, disse que, dessa maneira, o Estado do Chile “viola permanentemente os direitos humanos”.

Enquanto isso, a desordem se espalha, a sociedade não sabe mais em qual santo confiar e há quem espere lucrar com o medo causado pela violência desencadeada e os saques que em poucas ocasiões foram tolerados, senão perpetrados, por policiais. Alguns irresponsáveis, tão ignorantes quanto oportunistas, movidos por seu próprio medo de perder a teta, reivindicam a aprovação da lei que Piñera quer, para que as forças armadas assumam um papel que não é delas. Como astúcia e não como argumento, afirmam que, na França e na Bélgica, os governos já usaram as Forças Armadas para esse fim.

Vamos ver o que realmente está nessas declarações. O Sentinelle é uma operação do exército francês, implantada após os ataques de 7, 8 e 9 de janeiro de 2015, para enfrentar a ameaça terrorista e proteger os “pontos sensíveis” do território nacional. A operação Sentinelle foi reforçada após os ataques de 13 de novembro de 2015 na região de Paris. Assim, 10 mil soldados são mobilizados permanentemente a um custo de um milhão de euros por dia. Os ataques mencionados anteriormente foram reivindicados pelo Estado Islâmico, perpetrados por terroristas treinados que usavam armas de guerra e explosivos poderosos e causaram centenas de mortes. Qual é a semelhança entre a situação chilena e os ataques do Estado Islâmico? Sentinelle … evitou outros ataques? Não. Em 14 de julho de 2016, um ataque realizado com um caminhão jogado a toda velocidade matou 87 pessoas em Nice. Nem os militares nem a profusão de câmeras de vigilância em toda a cidade serviram para nada.

Em agosto de 2017, o Instituto Francês de Relações Internacionais julgou a operação Sentinelle “cara” e “inútil”. A investigadora Elie Tenenbaum disse: “Hoje, o que quer que o exército e o Ministério da Defesa digam, eles tentam nos convencer do contrário desde o início, que esses militares são usados como substitutos das forças policiais (…) com poderes extremamente limitados, cuja presença e contribuição para a segurança são mínimas”. Tenenbaum também disse que, além da segurança da rua Charonne durante o ataque ao teatro Bataclán, os militares “apenas intervieram para se protegerem”.

Segundo o coronel Michel Goya: “Se examinarmos o equilíbrio real da intervenção das forças armadas no território metropolitano desde outubro de 1995, verifica-se que estritamente nenhum ataque, de origem anterior, foi evitado pela presença militar. (…) Os únicos terroristas que os soldados neutralizaram são aqueles que se atacaram”. Ele também declarou: “Esta operação, que na verdade dura 22 anos, porque é apenas uma extensão do Plano Vigipirate (…), é de 20 milhões de jornadas de trabalho e entre 800 milhões e um bilhão de euros de custo extra”.

De janeiro a agosto de 2017, 100% dos ataques terroristas na França foram direcionados contra militares e policiais, e nenhum deles foi contra civis. Segundo o historiador Bénédicte Chéron: “É impossível saber se o dispositivo desencoraja, porque não se sabe se certos terroristas renunciaram a qualquer ataque graças à presença dos militares. (…) Os únicos ataques que foram evitados foram dirigidos contra eles, e não contra civis”. Para Cédric Mas, membro do grupo de reflexão Action Résilience, aos olhos de certos terroristas, os militares aparecem como alvos “mais honrosos” do que Civis. Para o general Vincent Desportes: “Este dispositivo não presta satisfação a ninguém porque oferece muito pouco em termos de segurança. Pelo contrário, oferece aos terroristas brancos militares claros para quem quiser atacá-los”.

Para Bénédicte Chéron, a operação Sentinelle é “uma solução política fácil de mostrar e difícil de explicar que é necessário abandoná-la quando a ameaça não diminuiu, mas aumentou”. Chéron acredita que a operação foi justificada no início, mas que “a perenização desse modelo e o destacamento massivo de soldados, quando se sabe que todo depositário da autoridade pública é um alvo, levanta questionamentos. A própria utilidade dae Sentinelle não foi comprovada.

Bélgica, Itália e Reino Unido

Na Bélgica foi implantada – após os ataques de janeiro de 2015 e depois reforçada quando dos ataques de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis, bem como os ataques de março de 2016 em Bruxelas – o guardião vigilante da Opération, seguindo o modelo Sentinelle. Em fevereiro de 2015, a Itália enviou 4.800 soldados nas ruas para proteger vários edifícios, incluindo o Vaticano, de possíveis ataques terroristas. Em Manchester, em maio de 2017, o Reino Unido decidiu lançar a operação Temperer, que prevê o envio de 5.100 de militares para as ruas do país.

França, Reino Unido, Itália e Bélgica participaram ativamente dos atentados contra a Líbia, contra a Síria e, é claro, da guerra no Iraque, para não mencionar as guerras no Afeganistão, Iêmen, Mali etc., intervenções militares que mais tarde cobraram seu preço.

É o caso do Chile? Não. No Chile, o inimigo designado é o próprio povo chileno. O que se quer proteger são os interesses de uma casta privilegiada. Militarizar a solução de problemas sociais e políticos só pode levar a uma catástrofe de enormes proporções.

Politika*

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Chile. Protegiendo los intereses de la casta privilegiada

Categoria
Tag