Solidariedade ao Povo Palestino

imagemComitê Regional do PCB de Santa Catarina

Florianópolis tem Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino e ao incansável lutador da causa palestina: Kader Othman! Viva a Palestina Livre!

No último dia 27/11, foi realizada Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, na Câmara de Vereadores. A Sessão foi proposta pelo Gabinete do Vereador Afrânio Bopré (PSOL) em conjunto com o Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino de Florianópolis.

Usaram da palavra o vereador Afrânio, o chargista Carlos Latuff e o homenageado Kader Ottman.

Kader Ottman reforçou o significado do dia 29/11 para a causa Palestina, pois neste dia realizou-se em Genebra – Suíça, a sessão da ONU, com a presença de Yasser Arafat. Essa sessão da ONU era para ter ocorrido na sede da ONU em Nova York, mas, com a negativa de visto pelos Estados Unidos, a mesma foi transferida para a Suíça. Desde então, nesta data se realizam atividades em todo o mundo em solidariedade ao Povo Palestino, no combate ao jugo que está submetido pelo estado israelense.

O incansável lutador da causa palestina, Kader Othman, foi homenageado pelo seu aniversário de 80 anos, com um belo texto lido por sua filha e membra do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, Shala Othman:

“Neste momento, gostaria da atenção de todos para fazer uma homenagem. Gostaria de hoje, homenagear um homem muito importante para a luta da causa palestina. Um homem que, ainda muito jovem, nos idos de 68, foi obrigado a sair da sua pátria por cauda da invasão israelense. Deixou sua família, sua casa, seus amigos… Veio para o Brasil, trazendo apenas 100 dólares no bolso e a dor no coração. Não sabia falar nem escrever o português, não conhecia nada nem ninguém. Veio para um mundo diferente, comida diferente, cultura diferente, pessoas diferentes…. por opção? Não… ninguém sai da sua pátria por pura opção! A perseguição, a tortura e prisão não deixam escolhas. Mesmo assim ele veio, lutou e venceu, mas nunca esqueceu sua pátria! Prova disso é sua constante e incansável luta para libertar seu povo da ocupação sionista e consolidar o estado palestino. No ano de 2000, formou o Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, com simpatizantes e solidários no auditório da OAB de Florianópolis. Em 2009 construiu a Escola profissionalizante Mahmud Ahmad Othman, ação dos palestinos da diáspora, um compromisso da família Othman em apoiar a educação dos que vivem na terra palestina e que forma cerca de 320 alunos por ano com 07 cursos, trazendo para esses jovens o que o Estado invasor de Israel quer nos tirar a todo custo: A DIGNIDADE! A vida do meu pai é uma vida pela Palestina Livre, são 80 anos de luta e amor! Viva a Palestina Livre!”