Lutar pelos direitos humanos é combater o capital!

imagemMariana Nogueira, militante do PCB RJ

No dia 10 de dezembro, dia internacional dos direitos humanos, varias entidades e movimentos receberam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a homenagem “Carolina Maria de Jesus”. Militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) estiveram lá pela lutas travadas por saúde pública, universal e de qualidade, nas Frentes que construímos: o Nenhum Serviço de Saúde a Menos e o Forum de Saúde do Rio de Janeiro, que foram homenageados.

Camaradas da União da Juventude Comunista (UJC) também estiveram lá para receber a homenagem através do Núcleo do Movimento da Luta Antimanicomial. Foi uma noite de encontro e de retomada de fôlego para seguirmos juntos e ombro a ombro com companheiros e camaradas que constroem resistências contra as diversas opressões e precariedades produzidas na vida da classe trabalhadora pelas classes dominantes nas favelas, na saúde, na segurança pública, na comunicação …

Ocorreram apresentações culturais que expressam resistência popular, samba, funk, jongo e o teatro do oprimido. Em tempos de aprofundamento da barbárie institucionalizada, do genocídio da classe trabalhadora, foi muito emocionante ver a assembleia legislativa lotada por trabalhadores e trabalhadoras militantes por um mundo socialmente justo e efetivamente igualitário. Chegará o tempo em que todos os movimentos se verão como expressões das necessidades de uma classe que é antagônica às dominantes… que as pautas cotidianas que os movem serão motores para inverter e superar a ordem capitalista…

Antes da sessão de homenagem aos bravos coletivos/movimentos e entidades, estava em pauta no plenário da Alerj o gravíssimo projeto que pretende militarizar as escolas. Não houve quórum, muita discussão e táticas de companheiros de partidos de esquerda que por lá conseguiram que não houvesse votação; no entanto, o projeto voltará a ser votado.

Enquanto houver capitalismo, os direitos humanos seguirão submetidos ao capital! Temos muito a construir na direção da unidade classista, anticapitalista e revolucionária. Seguimos do lado certo da história!