Nota de desagravo ao Vereador Leonel Brizola

imagemO vereador do PSOL do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, também conhecido como Brizola Neto, na intenção de prestar sua mais irrestrita solidariedade internacional, apresentou uma moção de apoio aos esforços de paz da República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte. Contudo, o vereador carioca foi severamente atacado pela mídia burguesa, incontestável aliada dos interesses imperialistas e produtora de diversas notícias falsas acerca do regime norte-coreano.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) repudia esses ataques e se solidariza com o vereador do PSOL pela sua postura, sempre coerente na defesa da autodeterminação dos povos em todo o mundo, incansável defensor de Cuba socialista, do povo palestino e de povos em luta contra o imperialismo e pela soberania nacional.

Os ataques desferidos contra Brizola Neto pela mídia burguesa não nos surpreendem. Lamentamos, porém, que alguns setores da esquerda também tenham se levantado contra a moção do vereador, um dos poucos do campo democrático a praticar de fato o internacionalismo e a solidariedade para com os povos que sistematicamente sofrem com as intervenções dos governos imperialistas que, sob a hegemonia dos EUA, usam de todo e qualquer artifício para fazer valer os interesses das corporações capitalistas, com vistas ao domínio absoluto das riquezas naturais e à exploração da classe trabalhadora em todo o mundo, a exemplo do que vemos acontecer atualmente em vários países da América Latina, do Oriente Médio e da África.

Nós, comunistas, reconhecemos o caráter heroico da luta de décadas do povo da Coreia do Norte em defesa de seu território, de sua cultura e dignidade contra as infames investidas do imperialismo norte-americano; luta que se confunde com o desenvolvimento de uma forma própria, como ocorre com todos os povos, de construção da experiência socialista, nos seus aspectos econômicos, culturais e políticos. O PCB repudia as avaliações preconceituosas, etnocêntricas, liberais e sem base empírica sobre essa importante experiência histórica e social, não se somando aos estigmatizadores do povo coreano e de suas instituições políticas.

Reforçamos, assim, o apoio ao Vereador Brizola Neto e à sua postura internacionalista, enaltecendo a sua preocupação em prestar solidariedade aos povos em luta contra o imperialismo e destacando os esforços de paz da Coreia Popular.

Comissão Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB)