Falece Harry Villegas, “Pombo”, combatente amigo de Che

imagemResumen Latinoamericano

O general de brigada e destacado combatente cubano Harry Villegas morreu em Havana aos 79 anos, informou a mídia local, que abordou sua trajetória revolucionária e lealdade ao comandante Ernesto Che Guevara.

O noticiário nacional divulgou, em sua edição vespertina, que Villegas, conhecido como Pombo, nasceu em uma família humilde na província oriental de Granma e que desde tenra idade ele foi talhado na luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista. O trabalho internacionalista de Villegas foi intenso desde que integrou as missões militares de Che no Congo e na Bolívia, onde demonstrou coragem e tenacidade, acrescentou o comunicado de imprensa.

Ele também cumpriu uma missão internacional em Angola e foi promovido a general de brigada em 1994. O combatente tinha responsabilidades diversas, foi fundador do Partido Comunista de Cuba, deputado e recebeu várias decorações, entre outras, a de Herói da República de Cuba. A vida e a obra de Villegas são exemplos de modéstia, honestidade e integridade para a Revolução, Che, Fidel e Raúl Castro, conclui a reportagem.

rgh/lbp
PL*

Faleceu o Herói da República Harry Villegas, o «Pombo» da guerrilha de Che na Bolívia
O general de brigada e herói da República de Cuba, Harry Villegas Tamayo, conhecido como «Pombo» na guerrilha liderada por Che Guevara, morreu no domingo, 29 de dezembro de 2019 em Havana, aos 79 anos de idade, devido a disfunção de múltiplos órgãos. Seu corpo foi cremado pela vontade da família. Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, foi prestada homenagem póstuma ao destacado combatente, nascido em 1940, em Yara, província de Granma.

Aos dezessete anos, ele já estava lutando no Exército Rebelde em Sierra Maestra. Na invasão ao centro da ilha, ingressou na coluna 8 Ciro Redondo e fez parte da escolta pessoal de Che. Após o triunfo revolucionário, continuou a atuar ao lado de Che como chefe de sua escolta, quando então o comandante Guevara o nomeou administrador da fábrica de produtos sanitários de San José. Mais tarde, solicitou a liberação dessa função e foi para a escola de administradores. Após esse período, Che decidiu enviá-lo com o cargo anterior para outra fábrica, mas Pombo se recusou, afirmando que ele era um guarda. Passou então a trabalhar nas Forças Armadas.

Ele lutou ao lado de Che no Congo e na Bolívia. Também cumpriu missão internacionalista em Angola e Nicarágua. Recebeu a condecoração de Herói da República de Cuba. Foi Brigadeiro Geral das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), membro do PCC – Partido Comunista Cubano, vice-presidente e secretário executivo da Direção Nacional da Associação de Combatentes da Revolução Cubana e um estudante do pensamento militar de Ernesto Che Guevara.

En memória de Harry Villegas, «Pombo», entrevista realizada com o revolucionário: «Cada povo pode fazer sua revolução»
Andrés Figueroa Cornejo

Em outubro de 2010, o revolucionário cubano e amigo íntimo de Ernesto Guevara, Harry Villegas, “Pombo”, visitou Santiago, Chile. Na ocasião, quem escreve teve a sorte de encontrar o lendário guerrilheiro. Em homenagem modesta a «Pombo», morto em 29 de dezembro de 2019 em Cuba, aos 79 anos de idade, a entrevista é reproduzida abaixo:

Em 1967, o então presidente do Senado do Chile, Salvador Allende, desempenhou um papel central no resgate do grupo de sobreviventes da guerrilha de Che na Bolívia. Entre os rapazes estava o cubano Harry Villegas, a quem Che apelidou de “Pombo”. 40 anos após esses eventos históricos que abalaram o mundo, o “Pombo” – parlamentar da Maior Ilha das Antilhas e general de Brigada – visitou o Chile, convidado pela Associação de Internacionalistas e Lutadores Antifascistas do Chile. Nomeado “Ilustre Filho de Iquique”, Harry Villegas, entre muitas atividades, reuniu-se com a juventude e a imprensa popular de Santiago na sede da Federação Estudantil da Universidade do Chile. Na ocasião, Alihuén Antileo, líder mapuche, cumprimentou o revolucionário cubano, denunciando a repressão sistemática por parte do Estado chileno que sofre o principal povo nativo do país e que já custara seis vidas e 13 presos políticos. “Pombo” imediatamente simpatizou com as demandas mapuche e lembrou que havia vários jovens da mais importante etnia no Chile estudando nas universidades cubanas, gratuitamente, por meio de bolsas de estudo. O que vem a seguir faz parte da rica conversa que foi estabelecida.

Como você caracteriza sua turnê pelo Chile?

“Tive a oportunidade de visitar um conjunto de lugares que, há 40 anos, em condições diferentes, tive que conhecer. Mantive contato com setores progressistas da sociedade chilena, com quem, em alguns casos, fui ouvido, em outros, fiz perguntas. Mantivemos, de várias maneiras, um diálogo. Acho que aprendi muito e transmiti alguma coisa”.

Que relação existe entre os povos cubano e chileno?

“Tivemos quatro guerras: a de 1868, onde sentimos a solidariedade chilena de tal maneira que chegaram forças de lá. Os chilenos foram internacionalistas em Cuba. Houve uma expedição de chilenos que participaram da independência frente à Espanha. De fato, um chileno alcançou o posto de general. Portanto, nosso vínculo com o Chile é forte. Mais tarde, quando os chilenos sofreram a tirania de Pinochet, muitos chilenos foram a Cuba e os recebemos lá como irmãos. E Cuba compartilhou com eles o que possuía. Não o que nos sobrara, porque não nos sobra nada. As casas que estavam sendo construídas para os cubanos foram compartilhadas com os chilenos. Assim também, trabalho, educação. E durante grande parte da ditadura, os chilenos ficaram em Cuba. E isso determinou que, para nós, os chilenos são bem conhecidos. Eles são os latino-americanos que conhecemos melhor, com quem estabelecemos mais relações”.

REBELDES COM CAUSA

Qual é a origem da nação cubana?

“Nossas tradições são do Caribe. Somos um híbrido de três nacionalidades: os europeus, através de diferentes regiões da Espanha; os africanos, quando entraram escravos na ilha e os chineses, que chegaram a Cuba como força de trabalho, originalmente operária, mas concretamente escrava. Assim surge a nacionalidade cubana. O homem nativo desapareceu. O índio foi totalmente aniquilado. Nesse contexto, nasceu uma psicologia rebelde da nação cubana. De não aceitar imposições, de combate contínuo. Não somos rebeldes sem causa. Temos muitos motivos para sermos rebeldes.”

A disputa entre Cuba e os governos dos EUA é antiga …

“Sou de um país pequeno, uma ilha bem distante do Chile, que é a chave do Golfo do México e, portanto, está mais próxima da América do Norte. Nós não somos iguais aos americanos. Na verdade, tivemos confrontos contra eles desde antes da fundação de Cuba como nação pela pretensão estadunidense de nos agredir. Estamos a apenas 90 milhas dos EUA. E aqueles que reivindicam 200 quilômetros de soberania marítima consideram que Cuba deve pertencer a eles.

Mas não é só agora – quando os americanos se tornaram uma grande nação -, mas muito antes, nos tempos das treze colônias, durante a Guerra Civil, os sulistas já tinham intenções – como representavam o estado escravista – de estender suas fronteiras a Cuba. Nesse contexto, ocorreu a libertação de Cuba, a pseudolibertação de Cuba, na guerra hispano-cubana e que mais tarde foi chamada hispano-americana, e eles assinaram a rendição em Paris, deixando Cuba “fora do negócio”.

Os cubanos, depois de muitas lutas, conseguimos nos livrar um pouco dos norte-americanos, apesar de uma emenda que os autorizou a intervir na ilha sempre que quisessem. Se chovia no “Pico do Turquino” e consideravam que havia caído muita água, eles intervinham através de suas tropas”.

Como você define as fontes que inspiram o projeto político da Revolução?

“Quando duas ideias se juntam: uma nativa, latino-americana, martiana, bolivariana, por um lado, que coincide, por outro lado, com uma concepção que busca o bem de todos, uma república que consagra a dignidade do homem e, no marxismo, surge nossa concepção ideológica da Revolução cubana. Dizemos que nossa ideologia é “martiana-marxista-leninista”. Mas não seguimos o marxismo como um dogma. E dentro das críticas de Che aos socialismos europeus, entram as críticas ao aspecto economicista que se sobrepõe ao aspecto humano.”

Os inimigos da revolução falam muito da falta de democracia na Ilha …

“Não podemos ter um sistema de vários partidos porque os partidos nos dividem, criam desunião, e os partidos são consistentes com o princípio romano que diz “Divida e vencerás”. Assim, acreditamos que, para impedir que o inimigo nos derrote, precisamos estar unidos. A união para nós é muito importante e é por isso que temos apenas um partido. Vem da nossa história, da nossa experiência, das nossas tradições. Mas nós temos democracia. E mais democracia do que em outros lugares. Como quem indica os candidatos não é um partido, não há quatro homens ricos que se reúnem e decidem quem tem mais dinheiro e quem é o candidato a ser deputado, senador, presidente da República, quem ocupa os cargos municipais. Em Cuba, o povo faz isso. Lá, o bairro se reúne e todos os cidadãos nomeiam e propõem de dois a oito candidatos. Vêm as eleições e eles são eleitos e, dentre os candidatos que foram eleitos na cidade, no bairro, é feita uma porcentagem que passa a exercer o governo provincial e outra, o governo nacional. E outra eleição acontece em que se vota nesses companheiros. Em seguida, o governo municipal, o governo provincial e o governo nacional são eleitos. Há mais participação do povo. Temos uma nação de todos e para o bem de todos. Nenhum cargo eletivo é permanente. Os eleitores devem ser responsabilizados e, se discordarem de sua administração, podem revogá-la. Do nível nacional até os municípios.”

A formação cultural e intelectual é um dos horizontes de sentido da Revolução …

“Em Cuba, temos universidades em todos os municípios. E nós temos universidades no local de trabalho e agora estamos em um processo de trabalho chamado “universalização do conhecimento”. Aqui estamos criando um conjunto gigantesco de profissionais. Temos escolas de medicina em todas as províncias. E estamos treinando médicos: 10 mil médicos que planejamos multiplicar para a América Latina. As primeiras gerações desses médicos já foram embora, e vivem com o povo e nas casas dos trabalhadores. O médico cubano não vive isolado da nossa sociedade, ele vive como todos os cubanos. Temos universidades mesmo nas prisões, porque Fidel diz que o crime, em grande parte, decorre da ignorância.”

AMÉRICA LATINA

Como você observa a atual realidade latino-americana?

“Nós, latino-americanos, temos grande dificuldade de nos unir, e isso vem da maneira como eles nos colonizaram. Porque nascemos de diferentes regiões da Espanha que hoje não estão mais unidas. E a esquerda também é difícil unir. Por diferenças que considero pequenas. No Chile, esse fenômeno é muito característico, acho que todo povo pode fazer sua revolução. Eu acho que quando temos uma base comum, podemos unir os povos. Creio que temos melhores condições de nos unir, por termos a mesma língua, por termos uma mesma idiossincrasia, do que os africanos.

Estamos enfrentando uma situação surpreendente, porque ninguém poderia prever que um grupo de soldados de carreira, treinado nas academias americanas em um determinado momento, tomariam consciência, como é o caso da Venezuela, e lidariam com a violência de tomar o poder. E que, após o fracasso inicial, descobririam que, com o apoio das massas, havia possibilidades de alcançar o governo através das eleições. Hoje Hugo Chávez quer que a riqueza do país seja colocada a serviço do bem-estar de seu povo e de outros povos. O Petrocaribe é uma maneira de levar combustível a um preço normal para os povos do Caribe, que são países pequenos. Essa é uma maneira de colaboração, não para dar o que resta, mas para compartilhar o que temos. Os atuais processos latino-americanos não têm nada a ver com socialismos europeus, que já desapareceram. Agora estamos procurando um socialismo diferente. Estamos vendo até onde é conveniente ter o monopólio sobre tudo e nos concentramos no controle dos meios fundamentais de produção, não sobre tudo.”

O CHE: AMIGO E COMANDANTE

Como Che aparece na história de Cuba?

“Em uma estrutura histórica e cultural muito particular. Durante uma tirania imposta pelos norte-americanos antes da possibilidade de estabelecer um governo muito mais democrático, foi estabelecido um militar, chefiado pelo general Fulgêncio Batista, que por sinal não era general. Era um bombeiro que entrou nas forças armadas, tornou-se sargento e, com o golpe militar, foi imediatamente nomeado general. A partir desse momento, ele se tornou um ditador. Em seguida foi derrotado e depois reintegrado, sempre sendo um peão a serviço dos americanos. Isso é paradoxal, porque se diz que Fidel era de origem burguesa, era filho de um proprietário de terras e que, no entanto, em sua luta, assumiu as posições dos trabalhadores. Batista era um trabalhador e se tornou burguês, o outro era burguês e defende os interesses dos trabalhadores.”

Como você se tornou companheiro de Che?

“Tive a sorte de atuar sob as ordens de Che desde os 14 anos, na guerra pela libertação de Cuba. Eu sou de origem camponesa. Me incorporei a Sierra Maestra – que é o sistema montanhoso da ilha – e acompanhei Che em uma ação chamada “A Invasão”, que consistia em mover a guerra do leste para o oeste do país. As guerras em Cuba sempre começaram no leste, porque é a região mais pobre e mais sofrida. Mas se define o sucesso das guerras no oeste porque é onde está o centro político, econômico e militar do país. Depois eu o acompanhei à África, ao Congo. E eu estava com ele na Bolívia.”

O que Che lembra você?

“Tenho uma avaliação de Che como pessoa, como se ele fizesse parte da minha família, e tenho a avaliação de Che que todos os cubanos têm e que tem grande parte do mundo: um homem altruísta, capaz de se sacrificar por seus semelhantes, capaz de não pedir nada para seu próprio benefício e de dar tudo, o homem capaz de desistir da vida sem qualquer exigência. Che era um homem muito inteligente, capaz de escrever sobre a guerra de uma maneira bonita – como Passagens da Guerra na África, Passagens da Guerra Revolucionária em Cuba. Aqui encontramos um homem com uma enorme sensibilidade artística, capaz de escrever poesia. Um homem com extraordinária capacidade de superação extraordinária. Ele, como todos sabem, tinha a medicina como profissão, mas conseguiu dominar exaustivamente a arte da guerra e fez proezas conduzindo os homens à guerra. Além disso, quando a revolução exigia, Che se preparou, estudou e foi um economista eficiente. Ele também era um diplomata que levou a mensagem da revolução cubana a quase todos os povos do mundo. Ele era um estadista rigoroso. Nesta perspectiva, temos que ver Che. E com a mesma projeção, o Che chegou aos europeus, mas de uma maneira diferente. Como o homem que conseguiu prever, analisando profundamente a estrutura do socialismo na Europa, seu desaparecimento se ele não resolvia seus problemas. Quando ele apareceu na Bolívia, ele foi visto como um homem que ofereceu sua vida pelos bolivianos, e então os bolivianos o observam como um Cristo e o chamam de “San Ernesto de La Higuera”. Além disso, há um conjunto de maneiras pelas quais você pode ver como a atividade de Che se entrelaçou entre os jovens, entre as pessoas progressistas. E assim um ídolo foi criado a partir dele, um exemplo, alguém digno de ser imitado, um verdadeiro paradigma. Com suas ações, ele provou ser um homem universal que buscava o bem-estar da humanidade e a criação de um mundo diferente.”

Alguns argumentam que Che tinha um apreço particular pela luta militar …

Che Guevara tinha uma tendência à luta armada, não porque ele quisesse. Ele não tinha tendência à luta armada porque gostava de matar, mas Guevara tinha a concepção de que a luta armada era viável na América Latina porque não havia outra alternativa. E que onde havia outra alternativa, a via eleitoral era aplicável. Depende da situação concreta em que se vive.”

Como era a disciplina militar de Che?

“Che Guevara, como militar, era um sonhador. Mas, ao mesmo tempo, um militar prático. Portanto, o conceito de disciplina de Che como revolucionário era o de uma disciplina consciente. A ideia era de que o homem internalizasse a conveniência de cumprir as regras estabelecidas para que um guerrilheiro pudesse permanecer e não ser destruído. Foi exigente. Se você não entendeu por que não deveria adormecer quando estava no posto e colocou em risco a vida de todos os seus colegas de classe, sofreu uma punição. Uma punição que podia ser ter que cozinhar três ou quatro dias ou suspender sua refeição por dois dias. Por exemplo, minha comida foi suspensa em várias ocasiões: eu era muito jovem e travesso. Foi assim que Che ordenou. O poeta Nicolás Guillén diz que “ordenava amigo e comandava comandante”.

A mim, que era analfabeto, não me tratava da mesma maneira que Acevedo, que era bacharel. Che considerou que em um grupo de camponeses analfabetos, um bacharel deveria ter um comportamento melhor. E que o bacharel não deveria deixar ser absorvido pelos camponeses, mas deveria ajudá-los a elevar seu nível cultural e disciplinar. Sempre havia uma intenção de Che ser o mais justo possível.”

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fontes:

Cuba. Fallece el destacado combatiente y amigo del Che, Harry Villegas, ‘Pombo’

En memoria de Harry Villegas, «Pombo», entrevista realizada al revolucionario: «Yo pienso que cada pueblo puede hacer su revolución»