Repúdio total à ação terrorista dos EUA contra o Irã!

imagemNota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

O ataque promovido pelas forças armadas estadunidenses contra o General da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, considerado uma das mais expressivas lideranças xiitas não apenas no Irã mas com forte influência em outros países do Oriente Médio, deve ser considerado um ato de terrorismo de Estado do Governo Donald Trump, que aumentará o grau de instabilidade não apenas no Oriente Médio, mas em todo o mundo.

Uma imediata resposta beligerante do Governo de Teerã seria o estopim para uma reprise do que foi a guerra do Golfo em 1991, quando o então presidente dos EUA, George Bush, enfrentava baixa popularidade e precisava de um pretexto para aumentar a influência imperialista na região. Como consequência imediata deste ato terrorista, o aumento do preço do petróleo em todo o mundo provoca efeitos devastadores em uma reação em cadeia que poderá precipitar uma nova onda de crise econômica em escala planetária.

A ação do governo estadunidense possui muitas causas entrelaçadas no complexo cenário da conjuntura do Oriente Médio, envolvendo a disputa pelo controle de riquezas e por posições estratégicas na região. Coincidentemente, há cerca de dois meses, o Irã divulgou a descoberta de uma imensa reserva de petróleo ao sul de seu território, com estimativa de mais de 50 bilhões de barris de petróleo bruto, elevando o País à condição de 3ª maior potência petrolífera do mundo e alterando significativamente a correlação de forças a favor do Estado iraniano no futuro próximo. Ao mesmo tempo, não deixa de ser uma resposta à crescente presença do Irã no Iraque e no Afeganistão e à aliança China-Irã-Rússia, assim como uma tentativa de fortalecer o governo de Israel.

Trata-se também de um gesto de arrivismo político, que procura condensar o espírito de unidade em torno da defesa dos EUA e assim aumentar as chances de Trump disputar e vencer as eleições de novembro, no momento em que o presidente estadunidense enfrenta uma das mais baixas popularidades de seu governo e ainda tem que responder a um processo de impeachment no Senado. Essa mesma estratégia interessa ao Governo de Benjamim Netanyahu em Israel, que enfrenta um processo jurídico por corrupção e perdeu recentemente as eleições para premier devido ao desgaste junto à população.

O assassinato de Soleimani pelo Governo Trump enuncia a possibilidade de atos similares de provocação ocorrerem em outras regiões do mundo, buscando desestabilizar governos que se opõem à política dos EUA, como o da Venezuela. A promoção de conflitos armados em regiões geoestratégicas do planeta sempre foi uma das características centrais do intervencionismo imperialista estadunidense, com vistas a ratificar e ampliar seu grau de dominação econômica e política em todo o mundo, além de fortalecer a economia da potência capitalista hegemônica, incentivando a indústria da guerra e retroalimentando o chauvinismo fascista, marca registrada de Trump.

O PCB denuncia o atentado criminoso como um ato de terrorismo de Estado dos EUA promovido contra a soberania do povo iraniano, numa clara intenção de provocar conflitos cujas consequências só interessam às empresas petrolíferas, à máquina de Guerra dos EUA, ao governo sionista de Israel e aos interesses eleitorais de Donald Trump. Condenamos tais acontecimentos por representarem sérias ameaças à paz mundial e salientamos que o futuro do Irã e de seu sistema político é uma questão que deve ser determinada unicamente pelo povo iraniano.

Por fim, repudiamos enfaticamente a declaração de apoio insano e subserviente do Governo Bolsonaro a esse atentado e à política imperialista dos EUA, sob a desculpa esfarrapada de combate ao “terrorismo”, quando na verdade o ato terrorista partiu do governo Trump. A vergonhosa submissão do governo brasileiro aos EUA é prenúncio de possíveis incentivos futuros a provocações e ofensivas militares contra nossos irmãos latino-americanos, que vivenciam hoje a resistência contra os ataques do imperialismo na Venezuela, bem como o enfrentamento às políticas neoliberais locais, através de grandes mobilizações populares na Colômbia, Bolívia, Haiti e Chile.

REPÚDIO TOTAL À AÇÃO TERRORISTA DOS EUA CONTRA O IRÃ!
CONTRA O IMPERIALISMO, EM DEFESA DA SOBERANIA E DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS!

Comitê Central do PCB
Brasil, 04 de Janeiro de 2020.

Categoria
Tag