CPUSA condena ataque de Trump ao Irã

imagemPartido Comunista dos EUA

Com o assassinato do chefe da Guarda Revolucionária Iraniana Corp, o general Quassem Suleimani, e o comandante de um grupo de milícias iraquianas, Abu Mahdi al Muhandis, por um ataque de drones dos EUA no Iraque, o perigo de uma guerra em larga escala entre os Estados Unidos Estados Unidos e Irã, e uma guerra regional geral no Oriente Médio aumentou bastante.

Ao mesmo tempo, a soberania nacional do Iraque foi violentamente agredida pelo governo Trump, enquanto a Constituição dos EUA, que reserva ao Congresso o direito exclusivo de declarar guerra, é novamente minada.

O governo Trump justificou os novos ataques ao Iraque e a probabilidade de uma guerra com o Irã com base em uma série de alegações duvidosas sobre os planos iranianos de atingir alvos dos EUA, e agora está transferindo milhares de novas tropas para a região.

Esquecida é a demagogia das eleições de Trump de 2016 sobre sair das guerras na região. Mas esperamos que o povo dos Estados Unidos não tenha esquecido como as mentiras do governo Bush sobre “armas de destruição em massa” nos levaram ao Iraque em primeiro lugar e não engolimos os mais recentes pretextos de escalada violenta.

Esta última ação vem aumentar as tensões no Oriente Médio, para além de toda uma série de medidas de Trump e seu governo: a retirada dos Estados Unidos do Plano de Ação Conjunta sobre o projeto nuclear do Irã, o retorno às sanções unilaterais pelo Estados Unidos, o anúncio da transferência da embaixada dos EUA para Israel de Tel Aviv para Jerusalém, a intromissão na Síria e o horror interminável da guerra civil do Iêmen, para citar apenas algumas.

A intervenção dos EUA chega também a um ponto em que manifestações populares maciças no Iraque, exigindo o fim da corrupção, enfrentam violentas ações contrárias. Os ataques dos EUA podem minar a mensagem desses protestos.

O Partido Comunista Iraquiano, o Partido Tudeh (comunista) do Irã e outras organizações de esquerda e povos no Oriente Médio e além denunciaram o ataque dos EUA, apontando o perigo de que o Iraque agora seja transformado em campo de batalha no conflito entre os Estados Unidos e o Irã.

Felizmente, desta vez, em contraste com 2003, também foram levantadas vozes no Congresso contra ele. No entanto, é provável que o governo Trump não se intimide, a menos que o povo dos Estados Unidos se manifeste contra a situação aos milhões e imediatamente.

O Partido Comunista dos EUA denuncia as novas ações agressivas e violentas do governo Trump, que violam flagrantemente a lei internacional e dos EUA, e pede:

* Solidariedade com o povo e a classe trabalhadora do Iraque e do Irã contra ataques imperialistas e sanções antipopulares!

* Pelo fim da intervenção dos Estados Unidos e de seus aliados saudita, israelense e do Golfo em todos os países do Oriente Médio!

* Apoio a abordagens internacionais e pacíficas para a resolução dos problemas da região, inclusive através das Nações Unidas e de suas agências.

* Cortar as asas do complexo industrial militar nos Estados Unidos e redirecionar o orçamento militar maciço para usos pacíficos, como os serviços de saúde para todos e o Green New Deal.

* Pressão sobre nossos membros do Congresso e outras autoridades eleitas para que se oponham, em palavras e ações, à política externa violenta e perigosa do governo Trump.

* Todo apoio a manifestações e outros protestos contra os novos ataques dos EUA!

* Mudança total nas eleições nacionais de 2020 para conseguir a remoção do poder de Donald Trump e seus aliados, como um elemento essencial na luta pela paz mundial.

Executiva nacional do CPUSA, em 3 de janeiro.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro PCB

Communist Party Says “No” to Trump war with Iran