Movimento dos Pequenos Agricultores envia sementes e acompanha a produção de alimentos na Venezuela

Orientado pelo internacionalismo revolucionário, pela solidariedade camponesa e pela construção da ALBA dos povos, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) está comprometido com o fortalecimento da Revolução Bolivariana. Um dos grandes desafios que esse processo revolucionário encontra diz respeito ao tema da segurança e soberania alimentar, pois a necessidade de importar mais da metade dos alimentos que consome é um dos principais problemas do país.

Em setembro de 2011, o MPA enviou, para Venezuela, 208 toneladas de sementes de quatro variedades de feijão preto. As sementes foram plantadas em áreas de quatro estados diferentes, em terras expropriadas do latifúndio pelo governo revolucionário de Hugo Chávez Frias para serem usadas na produção de alimentos.

As sementes enviadas, produzidas pelas famílias camponesas organizadas pelo MPA, apresentaram excelente adaptação às condições de solo, clima e temperatura. Demonstraram resistência ao solo de pH 8,5, altamente alcalino,  e à alta taxa de resíduos de Atrazina, um herbicida que os latifundiários usavam no manejo de cana de açúcar e que prejudica as leguminosas. Nas lavouras que estão com vagens formadas estima-se uma produtividade de 1200 a 1500 kg  por hectare, taxa bem acima da média venezuelana que está situada entre 600 e 800kg.

Além das sementes, o MPA enviou um técnico especializado na produção de alimentos e sementes para compartilhar o acúmulo do movimento com produção de feijão e transição agroecológica, bem como para acompanhar o desenvolvimento das variedades de feijão em diferentes condições e com diferentes manejos.

Com o objetivo de construir a soberania alimentar Venezuelana o MPA e Governo Bolivariano de Venezuela estão discutido os detalhes de um convenio para produção de sementes e alimentos alem de assessoria a famílias camponesas. Com isso o movimento contribuirá de forma imediata com produção de grandes volumes de alimentos e sementes e de forma estrutural compartilhara sua experiência com resgate, melhoramento genético e produção de sementes além de apoiar a organização social das famílias camponesas.

Plano Camponês por Soberania Alimentar Poder Popular

Fonte : http://www.mpabrasil.org.br/noticias/movimentos-dos-pequenos-agricultores-envia-sementes-e-acompanha-producao-de-alimentos-na

Categoria