2019: o ano em que Maduro derrotou Trump

imagemFoto: @PresidencialVen

TELESUR

Por: Claudio Fabián Guevara para Diario de Vallarta & Nayarit

Em 10 de janeiro, Nicolás Maduro comemora o primeiro ano de seu segundo mandato. Quais foram seus pontos fortes e fracos em um 2019 convulsivo? O constituinte Julio Escalona, uma lenda viva do país, faz uma análise da administração do presidente venezuelano e destaca seu grande mérito: “Ele venceu a guerra sem travá-la”.

“Há décadas em que nada acontece e semanas em que décadas se passam”. Julio Escalona, constituinte da Assembleia Nacional, cita Lenin para representar graficamente a maneira como o tempo se desenvolveu durante o governo de Nicolás Maduro. Em 2019, eventos chocantes foram desencadeados: Juan Guaidó se declarou presidente. Foi feita uma tentativa de fazer ingressar no país um carregamento de “ajuda solidária” pela força. De repente, o país ficou sem eletricidade em todo o território nacional. Houve outra tentativa de golpe e ataques a quartéis. Em cada um desses episódios, “a direita nacional-mundial estava esfregando as mãos comemorando: agora o governo entra em colapso. Mas não, Maduro os surpreendeu com alguma medida. Maduro os surpreende porque o subestimam e subestimam ainda mais o povo venezuelano”, diz Escalona.

Economista, professor, autor de sete livros, Julio Escalona em sua juventude foi um líder estudantil e um dos comandantes da Frente Guerrilheira Antonio José de Sucre, que operava nas montanhas e planícies do leste da Venezuela. Com uma extensa carreira política, durante os anos de 2008 a 2014, ele foi Embaixador, Representante Permanente Suplente da República Bolivariana da Venezuela, junto à ONU. Ele foi o fundador da Liga Socialista e é membro do Conselho Político do Partido Socialista Unificado da Venezuela. Sua vida condensa grande parte da história recente da Venezuela. Sua figura atual é uma lenda viva. Escalona é um chavista crítico, não por flertar com posições políticas ambíguas (ele é um defensor determinado do processo revolucionário venezuelano), mas por seu exercício da dialética para analisar a complexa situação venezuelana.

Em dezembro de 2018, ele surpreendeu o país fazendo um longo discurso na Assembleia Nacional, onde, entre outros temas, questionou a entrega da distribuição de alimentos a empresas capitalistas ineficientes, conclamou a eliminação do Ministério da Alimentação e sugeriu que “o governo está infiltrado”.

Assista o discurso de Julio Escalona na ANC em 18/12/2018: https://youtu.be/rPncNEJs-M4

image.png

Um ano depois, Julio Escalona exige: “É necessário que o presidente Maduro constitua um gabinete de guerra. É necessário que os ministros saiam dos carros pretos e saiam para compartilhar a vida e as necessidades do povo”. Em termos econômicos, ele exige “que medidas socialistas sejam aprofundadas, longe de moderá-las. Está se definindo o curso do socialismo ou o retrocesso”. Essa voz crítica, com a autoridade de sua extensa folha de serviços, completa 82 anos na véspera do primeiro aniversário do segundo mandato de Nicolás Maduro. Em uma palestra extensa, ele apontou pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da administração do presidente venezuelano em 2019. Uma profunda análise que resumimos para os leitores do Diario de Vallarta & Nayarit.

Análise do governo de Nicolás Maduro

Pontos fortes:

Houve um aumento efetivo do salário real e um repensar da política monetária que impressionou tanto a direita interna quanto os EUA. Essa batalha continua até hoje através da transferência de títulos em petro, da circulação do petro no mercado interno para efetuar pagamentos, transações bancárias, compras, etc. Isto está passando por um período de prova. Vamos aguardar o início do ano para falar com mais propriedade. Durante o mês de dezembro, as ruas de Caracas e os shoppings ficaram cheias de pessoas comprando. Devemos continuar observando para avaliar a situação. Mas quem observa as ruas de Caracas hoje não consegue entender a profundidade dos eventos causados pela guerra. De fato, os preços são liberados, a produção de bens essenciais ainda não está progredindo com a velocidade necessária e a substituição de importações ainda é lenta.

O êxito do presidente Maduro tem sido grande no campo da política externa e da diplomacia. Nos combates que ocorreram tanto na Assembleia Geral como no Conselho de Segurança e no Conselho de Direitos Humanos da ONU, saímos vitoriosos, com o apoio de nossos aliados, como China e Rússia. Em geral, em todos os cenários em que enfrentamos Trump e seus representantes, nós os derrotamos. A vitória no campo das tentativas diretas de derrubar o governo também foi retumbante. Eles foram derrotados em 23 de fevereiro na fronteira com a Columbia; em 30 de abril, em uma tentativa de golpe que começaria com a captura da base aérea de Carlota, localizada na cidade de Caracas; nas recentes tentativas neste mês de dezembro de tomar quartéis militares; na tentativa de assassinato contra o presidente Maduro em 4 de agosto de 2018. Em resumo, nos vários atos de violência que foram organizados em todo o país.

Debilidades:

A política de preços é um aspecto em que o governo até agora não encontrou como conter o aumento permanente que atinge severamente a população e colocou setores à beira da fome. O governo fez esforços permanentes através de um sistema de transferência de renda por meio de subsídios diretos à população e medidas como o uso do petro em transações no mercado doméstico. Mas a inflação continua sendo um problema sério. As classes sociais que continuam a dominar a sociedade venezuelana são as mesmas que a dominam desde os tempos coloniais. O comércio e o setor bancário importadores seguem conduzindo os eventos estruturais na economia venezuelana. Enquanto esse conflito não for definitivamente resolvido em favor do bloco de classes explorado, veremos como, particularmente a economia, dificilmente se recuperará em favor da pátria e da maioria de sua população.

A corrupção e a burocracia ineficiente expressam essa situação. A corrupção não é simplesmente um problema ético. A burocracia é ineficiente, por exemplo, para recuperar a produção de petróleo. Mas é muito eficiente por meio da chamada semeadura de petróleo, ou seja, a transferência da renda do petróleo para os grandes monopólios transnacionais que operam no país e de lá para os bancos internacionais. De tal maneira que onde a renda do petróleo é realmente semeada é no sistema financeiro internacional. Após 20 anos da revolução bolivariana, essa situação foi apenas parcialmente transformada.

Ameaças:

O bloqueio e as sanções impostas por Trump são um duro golpe para os setores populares que foram colocados à beira da fome e sofrem severas dificuldades. O objetivo dos inimigos da Venezuela é transformar a vida cotidiana num inferno. Os estrategistas têm focado suas ações na destruição dos valores e ideais solidários e na promoção de valores e comportamentos individualistas e egoístas. Este é provavelmente o principal campo de batalha que atua a partir das sombras.

Enquanto isso, se chantageia publicamente com a ameaça militar, que não é uma ameaça simples, é real e, em qualquer circunstância que ocorra, a Venezuela pode ser atacada militarmente. Mas a inteligência do governo detectou ações militares terroristas a tempo e as neutralizou.

Oportunidades:

Existe uma concorrência séria entre diferentes transnacionais de petróleo, algumas com sede nos EUA, para investir no Cinturão Petrolífero de Orinoco. As sanções de Trump as impedem, razão pela qual elas eles estão perdendo a disputa com empresas russas e chinesas. Essas transnacionais continuarão esperando que Trump derrube Maduro? Acredito que essas empresas tentarão chegar a um acordo com Maduro, porque sua derrubada final não parece estar chegando. A passagem do tempo parece favorecer o governo da Venezuela, que prova poder navegar e saltar por cima das ondas dessa crise.

Desde a época do presidente Chávez, o chavismo adquiriu uma base social que permanece leal a ele. Na época, havia um processo real de redistribuição da renda do petróleo, e os investimentos reais foram incrementados. Saúde, educação, construção massiva de moradias começaram a chegar até a população marginalizada. É por isso que agora as pessoas criticam e reclamam, mas nestes tempos de crise e agressão, o chavismo conseguiu realizar marchas e imensas concentrações representando milhões de pessoas plenas de sentimento anti-imperialista e consciência patriótica.

Conclusão: “Maduro derrotou Trump sem disparar um tiro”

Em resumo, para Escalona, o saldo é positivo: “Nicolás Maduro é um presidente latino-americano que, quase sem disparar um tiro, derrotou Trump, o presidente dos EUA. Maduro cumpriu o princípio Sun Tzu: vencer a guerra sem travá-la. Este é um grande mérito”.

“O ano novo pode vir carregado de surpresas”, acrescenta. “Até onde e por quanto tempo permanecerá a incerteza? Do lado de Trump, existem fortes pressões para resolver a questão da Venezuela, mas a experiência confirma, como o general Pablo Morillo provou durante nossa guerra de independência em relação à Espanha. Depois de anos de guerra, ele descobriu que a Venezuela é um osso duro de roer”.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.telesurtv.net/opinion/2019-El-ano-en-que-Maduro-derroto-a-Trump-20200108-0012.html

Link do artigo original: https://diariodevallarta.com/2019-nicolas-maduro-derroto-a-trump/