Fora Guaidó golpista!

imagemO Partido Comunista Brasileiro – PCB expressa o seu total repúdio à presença do deputado venezuelano Juan Guaidó no Brasil e à realização de reuniões políticas entre esse senhor e o governo do Brasil. Guaidó, quando presidia a Assembleia Nacional da Venezuela, havia se autoproclamado presidente interino do país, contando com claro apoio dos Estados Unidos para a promoção e o financiamento de manifestações de oposição ao governo de Nicolás Maduro, que questionavam a sua eleição e visavam criar um ambiente de instabilidade política para a execução de um golpe de Estado contra o governo, que poderia incluir até uma intervenção militar dos EUA ou de seus aliados na América do Sul.

A intensa mobilização popular que se seguiu desmascarou e desmoralizou Guaidó e seus apoiadores, ao mesmo tempo em que consolidou o governo de Maduro. O apoio e a solidariedade de países como Uruguai, México, Rússia e China ao governo Maduro foi elemento muito importante nesse momento. Mais recentemente, a própria Assembleia Nacional substituiu Guaidó da presidência da Casa, por expressiva maioria, pondo fim às suas encenações.

Os governos de Chávez e Maduro contaram e contam com forte apoio popular. Nesse período, houve significativos avanços e conquistas sociais e democráticas na Venezuela, como demonstram os números da Educação, da Saúde, da oferta de moradias e o maior envolvimento da população em instâncias de participação direta nas decisões políticas do país, na busca pela construção do Poder Popular. A Venezuela reafirmou sua soberania e passou a investir prioritariamente a renda obtida com a exploração do petróleo e outras riquezas em benefício de seu povo. Essas são as razões que provocam o ódio de burgueses venezuelanos que não admitem qualquer melhoria na distribuição da renda, e dos Estados Unidos, que, além de se oporem a quaisquer avanços populares, querem se apropriar das reservas petrolíferas da Venezuela para atender aos interesses imperialistas.

Receber Guaidó é desrespeitar a vontade soberana do povo venezuelano e as leis internacionais, é apoiar as ações golpistas e as agressões militares e paramilitares que vêm caracterizando a política externa imperialista dos Estados Unidos quando se trata de preservar seus interesses.

Fora Guaidó golpista!

Fora o imperialismo estadunidense!

Todo o apoio à soberania do povo da Venezuela!

Comissão Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria
Tag