Goiás também tem Comuna que Pariu!

imagem*O Bloco carnavalesco “Comuna Que Pariu”, como um instrumento de intervenção cultural na cidade de Goiás *

A secular cidade de Goyaz construiu em sua trajetória uma diversificada e vasta experiência sócio-cultural. O recorte colonial (patriarcal, racista e heteronormativo) se fundiu com a dinâmica de exploração de classes sociais e institui sua hegemonia cultural, política e econômica tatuada na segregada configuração espacial da cidade.

Em tempos de crescimento do obscurantismo, da necropolítica e do antagonismo crescente entre a liberdade do desejo de poucos contra o desejo de liberdade de uma ampla maioria, o Comuna Que Pariu se coloca de forma orgânica e militante ao lado dos subalternizados de nossa cidade, no esforço de valorização da construção coletiva “dos de baixo” em detrimento do individualismo pequeno burguês e sua festejada e excludente sociedade do consumo.

imagemO Carnaval é uma festa popular que expressa alegoricamente as vontades e necessidades de nossa gente. Sob o colorido da forma há um conteúdo popular e libertador. Cabe aos Comuneiros compreender o momento e dar sua contribuição na dialética da Aparência/Essência visando elevar a Unidade na diversidade de todos que se comprometem com a luta popular.

Não somos nem reivindicamos o sambódromo carioca, não somos nem reivindicamos o apartheid carnavalesco de Salvador. Somos da antiga Vila Boa, herdeiros da resistência indígena e quilombola, somos trabalhadoras/trabalhadores e, respeitando e reconhecendo a importância de todas as escolas de samba na cidade de Goiás, somos MOCIDADE e com ela vamos, com ela marchamos, sorrimos e choramos, pois dela somos parte, coração aberto, punho erguido e cerrado:

– Viva o Carnaval Popular da Cidade de Goiás!

– Por uma Política Cultural Classista, Antirracista; Anti-homofóbica e Antimisógena!

*BLOCO POPULAR CARNAVALESCO COMUNA QUE PARIU*