Comuna que Pariu!

imagemQUE PAÍS É ESSE?

Em 2020 o Comuna convida a todos a responder essa pergunta!

Nathália Mozer – militante do PCB – RJ

Comuna que Pariu, Bloco Revolucionário do Proletariado, como se autodenomina, foi fundado pela Juventude Comunista do PCB em 2009 como uma tentativa de organizar mais uma arma da crítica na luta de classes. O Comuna surgiu como uma intervenção cultural, um bloco que no carnaval e além dele se apresenta como uma voz a serviço das lutas, uma voz que fala sério brincando e brinca falando sério.

O bloco volta pras ruas esse ano com um enredo que bota pra fora o grito que anda engasgado na nossa garganta, que nos causa angústia a cada dia, a cada notícia, a cada assassinato… Em nosso peito uma tristeza pelas perdas, mas também pulsante a sede de justiça para os nossos e vontade de fazer acontecer! Essa festa é nossa e não nos calaremos diante da barbárie!

Como dizia o poeta Luiz Carlos da Vila, “em cada palma de mão, cada palmo de chão, semente de felicidade, o fim de toda opressão, um cantar com emoção, raiou a liberdade”. O Comuna nos traz um afago no coração e a certeza de que somos muitos. Somos aqueles que não se contentam com as respostas fáceis!

O Comuna não deixa de lado a memória daqueles que se organizaram e lutaram contra o câncer do século passado e canta com furor os versos: “Se liga na ideia que a história já contou / Povo cansou, se organizou, eles tremeram /Caiu o primeiro mito e os fascistas se fuderam”. Não esqueceremos jamais daqueles que nos ensinaram que com o fascismo não tem diálogo. Nem daqueles que lutaram pelas liberdades, dos comunistas que garantiram a liberdade religiosa desse povo tão diverso que habita a terra chamada Brasil.

Há mais de dez anos o Comuna botou o bloco na rua. Começou a sua história contando as nossas lutas, as lutas daqueles que escolheram o lado mais difícil da vida, daqueles que não abaixaram e continuarão sem abaixar a cabeça para senhores ou patrões, capitães ou generais. Sonhamos com o não chorar e o não sofrer e nossa voz ecoará para além do carnaval para mudar essa pátria nada gentil!

O Comuna tá na pista de novo!

Se no ano passado a gente pintou as ruas de vermelho, esse ano vamos deixar ainda mais a nossa marca cravada na cidade. 2020 chegou e vamos varrer tudo o que 2019 trouxe de ruim pra nossa gente.

COMUNA 2020: Que país é esse?!

Compositores: Bil-Rait “Buchecha”, Belle Lopes, Luiz Guilherme “LG”, Alison Martins, Heitor Cesar, Raquel Disbelotti e Caique Gueri-Gueri

Sou brasileiro que batuca e não foge à luta

Reluz, Maluca!

Pra mudar essa pátria nada gentil

Contra barbárie, sou Comuna que Pariu!

Vejam essa armadilha de cenário

Em que o povão caiu na fake do vigário

Que em nome de Deus, maltrata trabalhador

Chibata em direitos, sangue de pobre jorrando

E nosso grito censurado. Até quando?

Quem cala, consente o horror

Se liga na ideia que a história já contou

Povo cansou, se organizou, eles tremeram

Caiu o primeiro mito e os fascistas se fuderam

Tem “cristão” matando Erê! Que país é esse?!

Estudar, serve pra quê? Que país é esse?!

Amazônia, deixa arder? Que país é esse?!

Que porra de país é esse?!

Acorda, amor!

Pois quem se importa abre a porta

Deixa o amor entrar

Acorda, amor!

Toma partido, escolhe um lado, vem me encontrar.

Acorda, amor!

Pois essa corda que separa vai nos enforcar

A voz do povo é a voz da nação

Que não se cala pra juiz ladrão

Dia 24 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, voltaremos a ocupar rua, que a rua é o nosso lugar.

Neste ano, estamos nos mudando da rua Alcindo Guanabara (Cinelândia – Rio de Janeiro), local que nos acolheu por dez anos seguidos, para a Avenida Luís de Vasconcelos, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Vamos precisar de todo mundo!!!
Financiamento coletivo:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/desfile-comuna-que-pariu-2020

𝐕í𝐝𝐞𝐨 𝐧𝐨 𝐘𝐨𝐮𝐭𝐮𝐛𝐞: https://youtu.be/BsQjnm78Iys

#CQP2020 #Comuna11anos #quepaíséesse #desfilecomuna