Os povos indígenas e o COVID-19

imagemPCB – Distrito Federal

Há no Brasil 305 povos indígenas (IBGE, 2010), falantes de mais de 200 línguas distintas, que possuem usos, costumes e tradições diferentes que podem ser duramente afetados pela falta de prevenção devida. Por quê? 1) os dados epidemiológicos destes povos são, em geral, piores que o restante da população; 2) as localizações geográficas de difícil acesso de muitas aldeias; e 3) serviços de saúde inexistentes nas regiões em que vivem. Isso sem contar os índios isolados e de recente contato, que geralmente não falam ou têm pouca familiaridade com o português.

Por isso, é preciso que a prevenção dos indígenas seja diferenciada também, e não apenas uma replicação dos mesmos procedimentos feitos com o restante da população, como demonstram alguns documentos públicos ( https://www.saude.gov.br/saude-indigena).

Defendemos testes de detecção do COVID-19 a todos que forem para aldeias nos próximos tempos, indígenas ou não, sintomáticos ou assintomáticos. Que os indígenas tenham suas medidas preventivas respeitadas! E que seja dado todo suporte adicional, em respeito às especificidades culturais, epidemiológicas e operacionais dos indígenas.

A prevenção é o caminho!

Toda solidariedade aos povos indígenas! Pelo respeito à diversidade humana!

Nenhum serviço de saúde a menos! Nenhum direito a menos!

Por um SUS 100% público e universal!

Foto: Apib
#povosindigenas #saudepublica #sus