Manifesto dos Partidos Comunistas e Operários

imagemMedidas imediatas para proteger a saúde e os direitos dos povos

Os partidos comunistas e operários se posicionam com responsabilidade diante de nossos povos. Estamos aqui! Presente está a vanguarda da luta para exigir medidas imediatas com o fim de proteger a saúde e salvaguardar os direitos da classe trabalhadora e das camadas populares, em todos os lugares do mundo!

Congratulamo-nos sinceramente com os médicos, médicas, enfermeiros e enfermeiras, com as equipes dos hospitais e das unidades de saúde que enfrentam grandes dificuldades.

Expressamos nossa solidariedade a todos os afetados pela pandemia de CoVID-19 e desejamos a eles uma rápida recuperação da doença.

Saudamos os países que estão realizando ações de solidariedade com as nações mais afetadas, como o envio de materiais de proteção, ventiladores e profissionais de saúde por parte de países como China, Cuba e Rússia, ações que estão em contradição com a inexistência da União Europeia.

O perigo da pandemia do CoVID-19 demonstra tragicamente as profundas deficiências dos sistemas de saúde pública em todos os países capitalistas que já eram conhecidas antes do surgimento do coronavírus. Essas deficiências não ocorreram acidentalmente, são o resultado de políticas antipopulares aplicadas pelos governos a serviço do grande capital para comercializar e privatizar a saúde, para apoiar a lucratividade de grupos monopolistas. Essa política mina as grandes capacidades científicas e tecnológicas disponíveis hoje para satisfazer todas as necessidades de prevenção e atenção às pessoas.

A experiência atual comprova a natureza antissocial e parasitária do capitalismo e demonstra a superioridade e a atualidade do socialismo e do planejamento científico central, tomando como critério as necessidades populares, que podem fornecer atenção e prevenção primária, hospitais, médicos/as e enfermeiros/as, medicamentos, laboratórios, exames médicos e tudo o que é preciso para satisfazer as constantes e urgentes necessidades de saúde das pessoas.

A desaceleração da economia global preexistente agora é reforçada pela disseminação do coronavírus e aumenta o risco de uma nova crise no próximo período. Apesar da propaganda do “pacto nacional”, os governos que atendem ao grande capital concentram as medidas econômicas no apoio aos grupos monopolistas e mais uma vez tentam jogar todo o custo da crise nas costas dos trabalhadores e demais estratos populares. Os trabalhadores e os povos não podem e não devem pagar novamente!

A “responsabilidade individual” não pode ser usada como pretexto para encobrir a responsabilidade dos estados e dos governos. Hoje, tomar as medidas necessárias requer a luta popular contra a política de apoio aos grupos monopolistas, que sacrifica a satisfação das necessidades e a saúde dos povos em prol da lucratividade capitalista.

Os partidos comunistas e operários exigem que sejam tomadas todas as medidas necessárias para enfrentar a pandemia, que incluem o seguinte:

– Fortalecimento imediato dos sistemas públicos de saúde com fundos estatais, contratação de médicos/as e enfermeiros/as com plenos direitos. É preciso cobrir todas as necessidades das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos serviços de saúde pública e da pesquisa científica.

– Provisão imediata ao povo, gratuitamente pelo Estado, de todos os meios de proteção necessários (máscaras, luvas, antissépticos, etc.) e coibindo a especulação. Aqui e agora, que sejam garantidas todas as medidas de proteção aos médicos/as e enfermeiros/as que lutam nos hospitais com sacrifício e custo pessoal.

– Proteção aos salários e direitos da classe trabalhadora e dos povos. É preciso barrar a ação deletéria dos capitalistas que, sob o pretexto da pandemia do CoVID-19, estão realizando demissões em massa e tentam esmagar ainda mais os direitos salariais, a jornada de trabalho, as permissões e outros direitos trabalhistas. Exigimos medidas imediatas para proteger a saúde dos/as trabalhadores/as no local de trabalho.

– Nenhuma redução dos direitos democráticos dos povos sob o pretexto de coronavírus.

– Fim de todas as sanções e medidas de bloqueio econômico que, nesta situação, são ainda mais injustas e criminosas e prejudicam a vida dos países afetados, tomando-se todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a vida dos povos.

Dizemos não às intervenções imperialistas e exercícios militares, como os da OTAN, e exigimos o redirecionamento de recursos públicos para apoiar as necessidades dos povos, como o financiamento da saúde pública e dos sistemas de seguridade social.

Partido Comunista da Albânia
Partido Comunista da Argentina
Partido Comunista da Austrália
Partido del Trabajo da Austria
Partido Comunista do Azerbaijão
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista Britânico
Novo Partido Comunista da Inglaterra
Partido dos Comunistas Búlgaros
Partido Comunista do Canadá
Partido Comunista do Chile
Partido Socialista Operário da Croácia
Partido Progresista do Povo Trabalhador de Chipre-AKEL
Partido Comunista de Boêmia e Morávia
Partido Comunista na Dinamarca
Partido Comunista Egípcio
Partido Comunista da Finlândia
Partido Comunista Unificado da Geórgia
Partido Comunista Alemão
Partido Comunista da Grécia
Partido dos Trabalhadores Húngaros
Partido Comunista da India
Partido Tudeh do Irã
Partido dos Trabalhadores da Irlanda
Partido Comunista da Irlanda
Partido Comunista (Itália)
Partido Comunista Jordano
Movimento Socialista do Kazaquistão
Partido do Trabalho da Coreia
Partido Comunista Libanês
Partido Socialista (Lituânia)
Partido Comunista de Malta
Partido Comunista do México
Partido Comunista da Noruega
Novo Partido Comunista da Holanda
Partido Comunista do Paquistão
Partido do Povo da Palestina
Partido Comunista Palestino
Partido Comunista Paraguaio
Partido Comunista da Polônia
Partido Comunista Português
Partido Comunista das Filipinas (1930)
Partido Socialista Romeno
Partido Comunista da Federação Russa
Partido Comunista Operário da Rússia
Partido Comunista da União Soviética
Novo Partido Comunista da Iugoslávia
Comunistas da Sérvia
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
Partido Comunista da Suíça
Partido Comunista da Suécia
Partido Comunista Sírio
Partido Comunista da Turquía
Partido Comunista da Ucrânia
União de Comunistas da Ucrânia
Partido Comunista da Venezuela