Todo apoio ao povo e ao governo da Venezuela!

imagemNão à expulsão dos diplomatas venezuelanos do Brasil

O Partido Comunista Brasileiro vem a público repudiar de forma veemente o decreto assinado pelo governo brasileiro, nesta terça feira, dia 28 de abril, que expulsa do Brasil todos os diplomatas que representam a Venezuela em nosso país, dando-lhes prazo até o dia 02 de maio para deixar o Brasil. Trata-se de um ato vil, mesquinho, que não representa a tradição brasileira de, respeitando a soberania nacional, manter abertas as relações diplomáticas com a comunidade mundial e defender o direito de autodeterminação dos povos. É um ato que coloca em risco a paz na América Latina e evidencia a posição subserviente do Brasil aos interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos, que vem impondo bloqueio econômico e ameaçando a Venezuela e outros países que não seguem sua política e não se curvam diante da agressão militar do imperialismo.

O decreto de Bolsonaro reflete uma clara intenção de desviar a atenção da opinião pública num momento em que enfrenta um grande e crescente desgaste por conta de sua total incapacidade e irresponsabilidade e atitudes criminosas na condução do país, mais ainda em meio à pandemia, que segue em franco crescimento, além do conjunto de acusações que pairam sobre Bolsonaro e sua família, agravadas com a saída e as revelações do ex-ministro Sérgio Moro.

Mais ainda, a expulsão, nesse momento, expõe os profissionais aos riscos de contaminação, pois os fariam ter de se deslocar e romper o isolamento social que se faz cada vez mais necessário.

O PCB conclama todas as forças políticas de esquerda, progressistas e democráticas, todos aqueles que lutam por justiça e igualdade, pelo direito à autodeterminação dos povos, que se somem aos esforços para barrar mais este ato criminoso do governo brasileiro, vergonhosamente submisso às determinações do imperialismo estadunidense para a América Latina.

Comissão Política Nacional do PCB, 29 de abril de 2020.

Categoria
Tag