Repúdio à nova agressão imperialista

imagemO Partido Comunista da Venezuela (PCV) rechaça e condena o novo ato de agressão que o imperialismo estadunidense e a direita apátrida executaram na madrugada deste domingo, dia 03 de maio, contra a Venezuela, tentando invadir o território venezuelano através do Estado La Guaíra, na fronteira com a Colômbia, por intermédio de comandos terroristas com mercenários armados, os quais foram neutralizados por organismos de segurança do Estado.

Esta ação se executa nos marcos da guerra não convencional e do plano multifacético de agressão do imperialismo estadunidense e europeu contra a Venezuela. Fica comprovado, uma vez mais, que o governo dos Estados Unidos, contando com a cumplicidade do governo narcoparamilitar e terrorista de Iván Duque da Colômbia, continua preparando ações desestabilizadoras com o objetivo de produzir um quadro de violência no território venezuelano.

É momento de coesionar as forças patrióticas e anti-imperialistas venezuelanas, ao mesmo tempo em que é necessário fortalecer o papel da classe operária e do povo trabalhador da cidade e do campo na direção do processo político venezuelano e em atenção às suas justas demandas.

É preciso máximo alerta de todo o nosso povo para ampliar e aprofundar a inteligência coletiva e de massas, que permita desvelar e desmontar a tempo todo o intento da agressão imperialista e exercer a defesa consequente da soberania, independência e integridade territorial.

Nesta hora de novas agressões do imperialismo e seus lacaios externos e internos, faz-se muito mais necessária a solidariedade internacional, que sempre nos foi prestada pelos povos do mundo e suas organizações democráticas, progressistas, populares e revolucionárias, em especial dos Partidos Comunistas e Operários, para rechaçar o intervencionismo dos Estados Unidos e, de uma vez por todas, exigir a suspensão das medidas coercitivas unilaterais e pôr fim ao criminoso bloqueio contra a Venezuela.

Vamos reforçar a solidariedade e construir uma poderosa frente anti-imperialista mundial para opor nossa ativa resistência e derrotar a agressão do imperialismo estadunidense e seus aliados europeus contra os povos do mundo.

Não temos dúvidas de que a Venezuela resistirá e vencerá qualquer agressão imperialista!

Birô Político do Comitê Central do PCV – Partido Comunista da Venezuela

NOTA DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DAS JUVENTUDES DEMOCRÁTICAS (FMJD)

RECHAÇAMOS A NOVA AGRESSÃO IMPERIALISTA CONTRA A VENEZUELA

Desde a Coordenação Regional para a América Latina e Caribe Federação Mundial da Juventude Democrática, condenamos firmemente a nova agressão contra o povo venezuelano, que neste domingo 03 de maio de 2020.

Através de grupos mercenários, que pretendiam desembarcar nas costas centrais do país sul americano, o imperialismo estadunidense procura iniciar uma escalada de violência e desestabilização interna, ações orquestradas contando mais uma vez com a serventia do estado colombiano, em ações imperialistas para minar a soberania venezuelana, a autodeterminação, a derrubada do governo do presidente Nicolás Maduro, tudo para que seja possível retirar da Venezuela de seus principais recursos estratégicos, tão cobiçados por monopólios transnacionais.

A nova agressão imperialista contra o valente povo venezuelano é rechaçada pela FMJD por constituir um grande perigo para paz na região e cujo o resultado trágico é, justamente, contrário à ela, representando a terrível possibilidade de abrirem-se as portas para uma era de guerras no continente.

Enviamos nossas expressões de solidariedade ao povo e governo da Venezuela, durante estas horas de perturbação, e em meio a completa complexa situação que vive o país irmão, fruto dos estragos que colocaram em seu caminho a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – que bem tem sabido conter a República Bolivariana.

Enviámos uma saudação às Forças Armadas e de Segurança Venezuelanas, por frustrar essa vil afronta imperialista em cumprimento do ordenamento jurídico do país e seu pleno cumprimento de seu rol preventivo, de resguardo e defesa da soberania nacional.

Chamamos as organizações membros da FMJD de distintas regiões do mundo e todas as organizações progressistas, populares e revolucionárias comprometidas com a paz, a expressarem seu rechaço à esta agressão do imperialismo contra os países que decidiram de forma autônoma forjar seu próprio caminho livre de tutelagem imperialista, e enviar suas expressões de solidariedade com as e os venezuelanos.

Coordenação América Latina e Caribe

Federação Mundial das Juventudes Democráticas