Pandemia e oportunismo LGBTfóbico

imagemO Partido Comunista da Turquia (TKP) e o enfrentamento ao oportunismo LGBTfóbico em tempos de pandemia

“Nós vamos continuar a defender os nossos direitos à vida, à ciência, ao esclarecimento!”, dizem os LGBTs Comunistas do TKP*

Ali Erbaş, Presidente dos Assuntos Religiosos da Turquia (órgão oficial do Estado turco que representa o islamismo no país, a religião com maior número de adeptos), declarou num discurso na sexta-feira que a homossexualidade é responsável por doenças e que o Islã compreende o adultério como o maior dos pecados. A partir das declarações de Erbaş, LGBTs Comunistas soltou uma nota respondendo a todos os tipos de oportunismos na pandemia, incluindo a LGBTfobia. LGBTs Comunistas declarou que, como cidadãos igualitários, continuarão a defender os seus direitos à vida, à ciência e ao esclarecimento. Segue a declaração completa:

Com a pandemia do coronavírus, toda a vergonha e a desonra da atual ordem social foram reveladas. Enquanto a fragilidade e a fraqueza de sistemas de saúde comercializados ficaram óbvias, também testemunhamos como a classe trabalhadora é deixada para morrer impiedosamente.

Esse não é, porém, o único ponto. A pandemia também engatilhou todos os aspectos de discriminação enraizados no sistema capitalista, como o racismo, a xenofobia, entre outros. Lemos notícias sobre ataques a refugiados e a intensificação da violência doméstica contra mulheres e crianças.

E, finalmente, notou-se mais uma vez que a reação LGBTfóbica nunca perde uma oportunidade: Ali Erbaş, o Chefe da Presidência de Assuntos Religiosos, trouxe o assunto à tona como a “maleficência da homossexualidade” em seu discurso de ontem. Beneficiando-se da ocasião de uma mobilização nacional contra o coronavírus, ele fez um pronunciamento difamando a população LGBT.

Estamos todos familiarizados com os seus ataques LGBTfóbicos em qualquer oportunidade que encontra. Além do mais, o seu fundamentalismo religioso não é único e nós sabemos disso muito bem também. Por todo o mundo, fundamentalistas continuam a trazer explicações não-científicas à pandemia. Deste modo, miram nos indivíduos que eles consideram como uma “ameaça” contra os seus interesses e a ordem social da qual eles se beneficiam. Por exemplo, pastores estadunidenses se atreveram a declarar que a pandemia era uma punição às “crianças transexuais” e “aos pecados dos LGBTs”. Numa era em que cientistas do mundo inteiro estão lutando para encontrar o tratamento apropriado e uma vacina, é óbvio que não há fundamento em tais declarações. A principal razão pela qual tais falas podem ainda ser ditas é clara: o capitalismo, mesmo durante a pandemia, sente a necessidade de deseducar e tornar estúpidas as massas com a ajuda dos reacionários.

LGBTs, que já são substancialmente excluídos dos sistemas de saúde, estão cada vez mais sendo privados dos seus direitos fundamentais durante a pandemia. Mais do que isso, tais declarações hostis vão certamente contribuir para agravar o mau-tratamento de LGBTs, que são tão cidadãos deste país como quaisquer outros.

Temos certeza de que a humanidade vai se recuperar desta pandemia. Porém, qualquer tipo de oportunismo, incluindo LGBTfobia, não deve nunca ser ignorado e esquecido.

Nós, como cidadãos igualitários, vamos continuar a defender os nossos direitos à vida, à ciência, ao esclarecimento!

LGBTs Comunistas, 26 de abril de 2020

* Este texto foi escrito por militantes do Partido Comunista da Turquia (TKP) e publicado em seu jornal eletrônico, o “soL”. Os LGBTs Comunistas que assinam o texto são um setor do Partido.

** O texto foi traduzido por Felipe Lakatos e G. Galvão, militantes do Coletivo LGBT Comunista – SP. O Coletivo sentiu a necessidade de traduzir o texto a fim de que sua militância e a população LGBT brasileira saibam quais têm sido as discussões dos comunistas LGBTs ao redor do mundo.

Categoria
Tag