Nobel da Paz para médicos de Cuba

imagemResumen Latinoamericano

Em meio a essa pandemia global sem precedentes na história moderna, há um grupo de um pequeno país que trouxe esperança e inspiração para pessoas de todo o mundo: médicos(as) e enfermeiros(as) cubanos(as) que fazem parte da Brigada Henry Reeve, conforme manifestou o Codepink na petição dirigida ao painel do Prêmio Nobel.

A organização americana Codepink pediu que o Prêmio Nobel da Paz fosse concedido à Brigada Médica Internacional Henry Reeve, de Cuba, que atualmente está lutando contra o coronavírus SARS-Cov-2 em cerca de vinte países. Um grupo feminista e pacifista pediu em seu site que se apoiasse uma solicitação ao Comitê do Prêmio Nobel da Paz para considerar a inclusão dos médicos do país caribenho na lista de candidatos deste ano, mesmo que o prazo para as indicações tenha passado. “Existe a possibilidade, se conseguirmos convencer um membro do comitê a fazer a inclusão na lista de indicados. Se reunirmos apoio suficiente em todo o mundo, acreditamos que podemos fazê-lo”, observou a representante do grupo.

No meio dessa pandemia global sem precedentes na história moderna, há um grupo de um pequeno país que trouxe esperança e inspiração para as pessoas ao redor do mundo: médicos(as) e enfermeiros(as) cubanos(as) que fazem parte da Brigada Henry Reeve, disse o Codepink na petição dirigida ao painel de premiação.

O pedido, que já reuniu mais de 2.600 assinaturas virtuais de apoio após ser publicado no site da organização na última terça-feira, destaca que esses profissionais de saúde agora trabalham em 22 países para combater o Covid-19, uma doença causada pela nova cepa de coronavírus. Em reconhecimento à sua magnífica solidariedade e abnegação, salvando milhares de vidas e colocando suas vidas em risco, pedimos que lhes seja outorgado o Prêmio Nobel da Paz deste ano, afirma o texto.

A petição lembra que a brigada, oficialmente o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Epidemias Graves Henry Reeve é apenas uma parte do sistema médico cubano e está na linha de frente oferecendo ajuda em situações de emergência.

Antes do Covid-19, os 7.400 trabalhadores voluntários da saúde desse órgão já havia tratado mais de 3,5 milhões de pessoas em 21 países devastados pelos piores desastres e epidemias naturais do mundo. Um dos seus atos mais heroicos, acrescenta a petição, foi em 2014-2015, quando a brigada enviou mais de 400 médicos, enfermeiros e outros trabalhadores para a África Ocidental, a fim de enfrentar a perigosa epidemia de Ebola.

A brigada agora está trabalhando em todo o mundo para combater a pandemia, acrescenta a comunicação, destacando a presença cubana em países como Itália, Jamaica, Belize, México, Venezuela, Antígua e Barbuda, Andorra e África do Sul. “Embora estejamos cientes de que o período de indicação já passou, pedimos ao Comitê Nobel que abra uma exceção para a Brigada Henry Reeve, em decorrência da resposta excepcional dada à emergência global causada pelo coronavírus”, assim destaca o apelo de Codepink. Segundo a organização, o exemplo de desinteresse, coragem e solidariedade desses médicos em meio à pandemia é incomparável. Por isso merece o prêmio pela paz mais prestigiado do mundo.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.resumenlatinoamericano.org/2020/05/07/cuba-pide-organizacion-de-ee-uu-nobel-de-la-paz-para-medicos-de-cuba/

Original: Espanol.almayadeen.net