PCB-PA: desobedecer Hélder é preservar a vida!

imagemNota Pública do PCB – Pará

Não basta os que já morreram, Hélder Barbalho quer mais sangue?

Os interesses dos capitalistas são claros: querem apenas o lucro e pouco importa a vida das pessoas. Estas viraram apenas números em tabelas distintas: uma é do progressivo aumento de mortes de pacientes com COVID-19 e a outra é a quantidade de trabalhadores no exército de reserva. Em ambas as listas, há de fato uma relação dialética, onde o lucro será percebido pelo ajustamento do mercado de mão de obra. Não interessa aos porcos capitalistas que o mercado de reserva seja maior que o mercado de consumo, e esses ajustes não lineares e atemporais são feitos à medida do sabor do lucro deles.

Seja como for, o fato é que não houve o achatamento da curva de casos de COVID-19 no Pará e, pelo andar da carruagem, esses cálculos começam a parecer bem suspeitos. Segundo dados da OMS, esse cálculo só será possível quando 60% ou 70% da população estiver contaminada e esses números ainda estão bem distantes. Segundo a SESPA (Secretaria de Saúde do Estado do Pará) foram confirmados 37.296, recuperados 25.463 e houve 2.900 óbitos.

O Pará hoje tem uma população aproximada de 8.366.628, segundo dados do próprio Governo (FAPESPA, 2017), sendo assim, não chegamos ainda ao pico da contaminação, aliás nem chegamos perto. Segundo uma pesquisa da UFRA, até no meio de maio a expectativa era de 9 mil infectados. Estamos passando 15 dias dessa previsão e estamos nos aproximando dos 40 mil infectados.

Preste bem atenção nesses números: se a OMS estiver certa, a curva tenderá à queda somente após mais de 5 milhões de paraenses vierem a ser infectados, mas, ainda sim, os estudos da UFRA estão bem abaixo dos casos já confirmados até aqui.

Entre uma teoria e outra, o que devemos esperar? Primeiro, pouco importa qual estudo esteja certo, o fato é que eles são balizadores para um decisão política, e a nossa decisão é de que todos devemos ficar em casa!

Afinal, por que tanta pressa para liberar o comércio local? Por que o discurso de antes não faz sentido agora? O que aproximou Hélder de Bolsonaro tão rapidamente? E qual era o joguinho deles antes? Perguntas que não vão se calar jamais. O certo é que o discurso de que a vida é mais importante ficou no passado para o governador Hélder Barbalho. Hoje apenas o lucro e os impostos valem. Vemos, mesmo diante desse cenário, a previsão da SEDUC de planejar a volta às aulas, com a aprovação de uma resolução no Conselho Estadual de Educação.

Para nós, o mais importante agora é a preservação da vida, das nossas vidas, das vidas das/dos estudantes, trabalhadores e das trabalhadores. A organização da classe trabalhadora deve orientar a desobedecer os patrões, ficando em casa!

Lamentamos profundamente e nos solidarizamos com todas as famílias dos mortos pela COVID 19 e estamos entrincheirados na defesa da vida. Ficar em casa hoje, é mais do nunca, necessário. Lamentamos ainda o silêncio da esquerda paraense, que está posta de joelhos diante do governo de direita e oligárquico de Hélder Barbalho.

Trabalhadores e trabalhadoras do mundo uni-vos, ficando em casa! Morte ao capitalismo!

Belém, 30 de maio de 2020

Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro – PCB Pará