Contra a guerra continental!

imagemFederação Mundial da Juventude Democrática

Coordenação Regional da América Latina e do Caribe

Não à intervenção militar estadunidense na Colômbia, não a uma guerra continental!
A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), diante do anúncio da embaixada estadunidense na Colômbia, manifesta o seguinte:

1. Rechaçamos a presença de tropas estadunidenses em solo colombiano, sob a justificativa da “luta contra o narcotráfico e pela paz regional”, violentando a soberania e a normatividade do povo colombiano. Anúncio feito pela embaixada estadunidense, dando ao povo colombiano o desrespeitoso e inaceitável trato de “quintal do imperialismo” e reafirmando o caráter militarista e entreguista do governo de Iván Duque.

2. A decisão estadunidense e a posição do governo de Iván Duque violam a soberania nacional da Colômbia e representam um risco para o continente. Trata-se de uma decisão que não respeita o ordenamento constitucional da Colômbia, que não foi consultada através do Congresso do país.

3. O aumento significativo das tropas estadunidenses na zona de fronteira entre Colômbia e Venezuela é o que há de mais parecido com o alistamento de tropas numa operação de invasão militar. Isto põe o continente e os povos irmãos e fronteiriços sob a ameaça e o terror da possibilidade de ver milhões de vidas sacrificadas em uma guerra, em prol dos mesquinhos interesses imperialistas do governo de Trump.

4. A geração de condições para provocar uma guerra entre países irmãos obedece à necessidade de apoderar-se dos recursos mineiro-energéticos que hoje produzem a República Bolivariana da Venezuela, é o botim articulado por corporações e pelo governo estadunidense.

5. Fazemos um chamado às organizações e movimentos de juventude do continente a se mobilizar contra a ameaça de guerra feita pelos governos estadunidense e colombiano.

6. A paz entre Colômbia e Venezuela é a paz do continente americano. O triunfo da paz continental é a derrota do militarismo e do imperialismo; somar vozes, ações e ganhar o respaldo das e dos jovens pela paz continental é defender a soberania, liberdade e autodeterminação de nossos povos. Por isso, convocamos a uma grande jornada continental unitária no dia 03 de junho (quarta-feira) para exigir:

#GringosForaDaColômbia #PelaPazContinental #ImperialismoMãosForaDaVenezuela

Federação Mundial da Juventude Democrática – Coordenação da América Latina e do Caribe