Camarada Moacir Dantas, presente!

imagem

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do Camarada e grande guerreiro das causas dos trabalhadores/as, Moacir Dantas. Ele falece aos 82 anos, dos quais, cerca de 60 anos, foram de intensa militância sindical e revolucionária. Estava aposentado do seu trabalho na Editora da Universidade Federal de Pernambuco.

Moacir Dantas, desde jovem, militava no PCB. Iniciou sua militância no estado de sua origem de nascimento, o Amazonas, participando desde o movimento secundarista do Brasil, como delegado ao Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. Ainda jovem veio morar no Recife, onde fixou seu coração e seu amor por este estado e região. Participou ativamente da luta sindical, sendo dirigente do Sindicato dos Gráficos e depois, quando o Sindicato dos Jornalistas incluiu esta categoria em seu sindicato, ele também participou como dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

Moacir Dantas participou de dois Congressos Nacionais do Partido, tendo sido membro do Comitê Central por dois períodos. Foi também Secretário Político do Partido em Pernambuco. Participou ativamente da Reconstrução Revolucionária e do processo de luta interna combatendo com todas as forças os liquidacionistas, que tentaram destruir o Partido nos anos 90. Em 2006 foi um dos candidatos a suplente de senador pelo PCB.

Moacir é um daqueles homens/mulheres, que Bertold Brecht destacava em um de seus poemas, como “imprescindível”, pois lutava todo o tempo pela transformação da cruel realidade de desigualdade e exploração capitalista. Ele nos deixa uma lacuna, mas também, um legado, para que o Partido possa dele se utilizar, no sentido de fortalecer nossas lutas por um amanhã socialista. Ele é exemplo para as atuais e futuras gerações que resistem ao fascismo, ao imperialismo e ao capitalismo que compromete as relações de humanidade e destrói os recursos naturais no mundo.

Não importam para nós os percalços, as derrotas, as perdas, porque temos a certeza, como Moacir Dantas nos mostrou com seu exemplo, que seremos vitoriosos, que o socialismo iluminará os caminhos de um novo mundo para a humanidade.

Camarada Moacir Dantas, Presente. Ontem, hoje e sempre!

Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro – PCB-PE

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do Camarada e grande guerreiro das causas dos trabalhadores/as, Moacir Dantas. Ele falece aos 85 anos, dos quais, cerca de 60 anos, foram de intensa militância sindical e revolucionária. Estava aposentado do seu trabalho na Editora da Universidade Federal de Pernambuco.

Categoria
Tag