Solidariedade com a Juventude e o Povo dos EUA

imagemAnúncio comum de organizações Comunistas, Progressistas e Anti-imperialistas de Juventude do mundo

As organizações comunistas, progressistas e anti-imperialistas de juventude, que assinam este anúncio comum, condenam os mais recentes actos criminosos nos EUA, o assassinato brutal do afro-americano George Floyd, pela polícia, a violenta repressão e a tentativa de criminalização das lutas contra o racismo, as injustiças e as desigualdades sociais. Esses eventos expuseram mais uma vez a agressividade dos EUA e do seu governo Trump na ofensiva contra os trabalhadores e o povo dos Estados Unidos.

Os jovens norte-americanos estão entre as principais vítimas das políticas anti-populares das sucessivas administrações. Os crimes racistas, a violência policial e a repressão nunca pararam. Além disso milhões não têm casa. Não têm acesso à escola até aos mais elevados graus de ensino. Não têm acesso aos mais básicos cuidados de saúde. Vivem de empregos precários e mal pagos. São confrontados com graves flagelos sociais, como o racismo e a discriminação. Por isso protestam. Por isso resistem.

Os EUA procuram a todo o custo esconder o seu declínio, e a dramática situação vivida no país pelo povo, pelo surto epidémico da COVID- 19, e pelas inadequadas medidas da Administração Trump, que agravaram o alcance das consequências sociais e económicas do surto. Uma situação que veio expor a natureza do capitalismo e os flagelos sociais pelos quais é responsável, incluindo as enormes desigualdades e injustiças que marcam a realidade social dos EUA- como a falta de acesso a assistência médica ou a pobreza- que são consequências das políticas de sucessivas administrações norte-americanas, ao serviço do grande capital.

Emaranhados nas suas contradições, os EUA – mas também a maioria das “democracias liberais” ocidentais – dependem cada vez mais de meios puramente repressivos para tentar controlar o descontentamento popular, levando ao agravamento da brutalidade policial. O racismo e a discriminação aumentam, com o objetivo de dividir os trabalhadores, alimentando ainda mais a violência policial.

A situação vivida nos EUA veio expor de forma mais clara o sistema capitalista e a sua natureza exploradora, opressora, predadora e agressiva, bem como o papel do imperialismo norte americano que procura a todo o custo fazer face ao seu declínio e à crise do capitalismo, impondo, em articulação com os seus aliados da NATO e da UE, agressões, ingerências e a guerra contra povos e países.

Os problemas do mundo não têm solução no sistema capitalista, e são agravados pela ofensiva do imperialismo, particularmente dos EUA, e do aprofundamento das suas contradições, como ficou exposto pelo surto epidémico da COVID-19. A solução passa pelo reforço da luta anti-imperialista, pela paz, pela soberania dos povos, pelos direitos dos trabalhadores, do povo e da Juventude,na luta pela superação revolucionária do sistema capitalista – pelo socialismo-que permanece necessário e actual.

Reafirmamos a nossa solidariedade com a juventude, os trabalhadores e o povo dos EUA e particularmente com os jovens comunistas norte-americanos, que estão hoje a lutar contra um dos mais antigos flagelos sociais, a exploração e contra a agressão da Administração Trump e que, face a todo o tipo ataques aos seus direitos, mantêm acesa a luta por uma sociedade diferente.

No capitalismo, não conseguimos respirar!

Solidariedade com a Juventude e o Povo!

Solidariedade com a luta Anti-imperialista!

Liga da Juventude Comunista de África do Sul
Juventude Socialista dos Trabalhadores Alemães
Federação da Juventude Comunista da Argentina
Juventude Comunista da Áustria
União da Juventude do Bangladesh
COMAC, Bélgica
União da Juventude Comunista, Brasil
União da Juventude Socialista, Brasil
Organização de Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde-JPAI
Juventudes Comunistas do Chile
Organização da Juventude Democrática Unida, Chipre
Juventude Comunista Colombiana
Jovens socialistas do Partido Socialista do Trabalho da Croácia
Juventude Comunista da Dinamarca
União de Juventudes Comunistas de Espanha
Juventude Comunista dos Povos de Espanha
Juventude Comunista da Catalunha
Galiza Nova
Liga da Juventude Comunista do CPUSA
Liga dos Jovens Comunistas dos EUA
Movimento dos Jovens Comunistas de França
Liga da Juventude Comunista da Grã Bretanha
Juventude Comunista da Grécia
Federação dos Estudantes de toda a Índia
Juventude Tudeh do Irão
Juventude Comunista de Israel
Federação da Juventude Comunista Italiana
Frente da Juventude Comunista, Itália
Jovens Comunistas, Itália
Juventude Comunista do México
Federação Nacional da Juventude do Nepal
Movimento da Juventude Comunista dos Países Baixos
Juventude Comunista Peruana
Juventude Comunista do Peru – Pátria Roja
Juventude Comunista Portuguesa
União da Juventude Comunista Leninista da Federação Russa
UJSÁRIO, Sahara Ocidental
Liga da Juventude Comunista da Jugoslávia, Sérvia.
União da Juventude Comunista da Síria – Khaled Bagdash
União da Juventude Socialista, Sri Lanka
União dos Estudantes Socialistas, Sri Lanka
Juventude Comunista Revolucionária, Suécia
Juventude Comunista da Suíça
Juventude Comunista da Turquia
Juventude Comunista da Venezuela

O Anúncio Comum continua aberto à subscrição de outras organizações

Categoria
Tag