116 anos de Dinarco Reis, dirigente nacional do PCB

imagemAfonso Costa/ Dinarco Reis Filho – Fundação Dinarco Reis (PCB)

Dinarco Reis nasceu no dia 22 de julho de 1904, mas foi registrado civilmente no dia 23. O padre que o batizou atribui-lhe o prenome de José, por não ter considerado seu nome como cristão. Era apenas o sinal, o prenúncio de que aquele recém-nascido não seria como tantos outros. A vida de Dinarco Reis foi dedicada ao fim da exploração do homem pelo homem, à revolução comunista, a combater as injustiças e lutar pelo bem da humanidade.

Carioca de Vila lsabel, nasceu na Praça Sete, hoje Barão de Drummond, ao lado do Convento de freiras que existe até hoje, no local da casa foi construído um edifício. Sua infância foi atribulada por causa da separação dos pais, um duro período de privações econômicas, que precocemente o obrigaram ao trabalho: já aos 14 anos sustentava-se como ajudante de eletricista. Depois sua tia o levou para Belo Horizonte, onde passou a juventude sem muitas complicações.

Aos 20 anos, como praça voluntário, ingressa na Escola de Aviação Militar. Logo participa da campanha contra o movimento paulista de 1924. Em 1926, já como terceiro sargento, torna-se instrutor de voo e mecânico-chefe de manutenção. Quatro anos mais tarde, participa ativamente da Aliança Liberal, época em que se relaciona com Cordeiro de Farias e Eduardo Gomes. Combateu, em 1932, o “movimento constitucionalista”.

Matriculando-se em seguida na Academia Militar de Realengo, em 1934 torna-se segundo tenente da aviação militar. Tem intervenção importante no levante de 1935, dirigido pela Aliança Nacional Libertadora: foi um dos comandantes da ação que tomou a Escola de Aviação Militar. Fracassado o movimento, é preso pelas Forças Armadas.

Foi na prisão que conheceu dirigentes do movimento comunista nacional e internacional, recebendo ensinamentos teóricos que permitiram que ele verificasse o acerto de sua decisão: a saída estava no socialismo. Fora cassado e até “morto”, para efeitos legais. Aliás, esses “mortos-vivos” constituíram espetáculo curioso e amargo da vida brasileira. Dinarco jamais conheceu a anistia, jamais foi “ressuscitado”. Com a “Macedada” (uma lei limitada de anistia), foi libertado depois de 17 meses de prisão, juntamente com grande quantidade de presos políticos, contra os quais nada fora imputado como crime.

Dirige-se para o Rio Grande do Sul e exila-se no Uruguai. Daí, como voluntário, segundo recomendação do PCB, vai para a Espanha, onde luta em defesa da República contra o franquismo, destacando-se na Batalha do Ebro. Com a derrota dos socialistas, foi mandado para a França, onde é preso em um campo de concentração. Empreende fuga espetacular, junto com os camaradas David Capistrano, Hermenegildo Assis Brasil e Joaquim Silveira, os quais, ao chegar em Paris, se juntam à Resistência Francesa na luta contra o nazifascismo.

Depois de muitas peripécias, passando por Portugal e Espanha, em 1942 está na Venezuela. Daí regressa ao Brasil juntando-se aos náufragos dos navios torpedeados pelos alemães. No ano seguinte, foi um dos principais organizadores da Conferência da Mantiqueira, quando é eleito o Comitê Central do PCB que reorganiza o Partido, enfraquecido pela perseguição do Estado Novo de Getúlio Vargas.

Dedicando-se exclusivamente ao seu partido, Dinarco desenvolve atividades em vários estados brasileiros. Em 1954, afasta-se do organismo dirigente por divergir do “Manifesto de Agosto”, mas não abandonou o PCB, por causa da orientação sectária imprimida pela direção partidária. A chamada Declaração de Março (1958) abriu novas perspectivas à luta política, rompendo com o sectarismo e privilegiando a luta de massas, apesar de reforçar a perspectiva reformista, com a consolidação da estratégia nacional democrática, em que se previa a aliança com uma pretensa burguesia nacional para combater o imperialismo e o atraso interno representado pelo latifúndio. Dinarco, com outros companheiros de Partido, esteve entre aqueles que defenderam a Declaração de Março.
A divulgação de documentos com pesadas críticas ao período de Stálin, durante o XX Congresso do PC soviético, entretanto, traria uma crise interna de graves consequências, que deveria ser enfrentada e superada. Dinarco retornava ao Comitê Central ao ser eleito no V Congresso do PCB, ascendendo à Executiva, vendo suas responsabilidades crescerem. Mas nunca lhe faltou ânimo para enfrentar as novas condições de luta.

Os anos iniciais da década de 1960 foram marcados pela ascensão do movimento operário, sindical e de massas, com vários setores e categorias sociais se mobilizando em defesa de melhores condições de vida e salário, conquista de direitos e mudanças profundas de que o Brasil necessitava, despertando o povo para apoiar as chamadas “reformas de base” propostas pelo Governo João Goulart.

A reação da direita não poderia perdoar esses avanços democráticos: veio o golpe de 1964. Cumpria ao PCB preservar a sua direção. Daí a decisão de transferir ao exterior uma parte dela. Dinarco partiu, em 1971, tendo, antes da partida, sido responsável pela vida de vários outros companheiros. Antes disso foi responsável pela organização e segurança do VI Congresso do PCB, em 1967. Esteve em países da América Latina e da Europa. Regressando ao Brasil com a anistia, retoma a reorganização do Partido.

Dirigente comunista de renome internacional, Dinarco Reis faleceu em 1989, quando ainda estava em plena atividade, inclusive escrevendo e proferindo conferências. Ele não foi só uma privilegiada testemunha da história, mas sim um protagonista atuante das lutas contemporâneas do povo pelas liberdades democráticas, no combate ao imperialismo e na luta pelo socialismo.

Faleceu sem ter sido anistiado pela Aeronáutica, que propositadamente o deu como morto desde o levante de 1935, apesar de ter sido perseguido pela polícia durante toda a vida. Segundo suas próprias palavras: “Nunca fui anistiado… quero ver se pelo menos conseguem uma anistia mínima, ao menos me ‘restituir a vida’, coisa que eles não podem me tirar efetivamente”.

Sua anistia foi concedida ainda em 1989, não coincidentemente somente após a sua morte.