93 anos de lutas da União da Juventude Comunista!

imagemHeitor César de Oliveira – membro do Comitê Central do PCB

Hoje quero homenagear a Gloriosa UJC.

Em 1º de agosto de 1927, jovens comunistas se reuniam no Rio de Janeiro com o objetivo de organizarem a Juventude Comunista do PCB. Naquele 1º de agosto eles deram um passo fundamental na luta política da classe trabalhadora.

Desde então a UJC se tornou uma força política presente em diversas lutas e momentos marcantes de resistência e de vitórias de nossa classe, sempre contribuindo de maneira inovadora e criativa na trajetória não apenas dos comunistas brasileiros como da classe trabalhadora como um todo.

A UJC esteve presente nos primeiros movimentos estudantis, nos grêmios e centros de cultura operária nos anos 20, serviu junto a amplos setores na luta contra a fascistização política e social nos anos 30, esteve presente na fundação da UNE e na campanha pela entrada do Brasil na II Guerra contra o Eixo nazifascista. Participou ativamente da redemocratização brasileira nos 40 e sofreu com a cassação dos comunistas com a chegada dos ventos da guerra fria. Participou da retomada da UNE nos anos 50 e de toda efervescência política e cultural dos anos 50 e 60 nos movimentos estudantis e no CPC da UNE.

Foi brutalmente perseguida na ditadura, perdendo dirigentes, militantes e assistentes assassinados pela ditadura militar. Esteve na campanha da anistia, na reorganização dos estudantes e na luta pela redemocratização. Sofreu com a queda do bloco socialista, mas sobreviveu na luta dos trabalhadores e jovens que se recusaram a aceitar o fim da história, e a retomaram em suas mãos, colaborando com a reconstrução revolucionária dos comunistas no PCB.

Nesse processo a UJC se reorganizou. De poucos jovens reunidos em 2006 se tornou novamente uma forte organização que hoje enfrenta mais uma ofensiva da extrema direita no país, a qual intensifica a retirada de direitos e ameaça as liberdades democráticas a serviço de uma agenda ultraliberal. A UJC se coloca mais uma vez em combate permanente na unidade de ação contra a fascistização e constrói, no interior desta unidade, a luta pelo socialismo e pelo comunismo.

Desde aquele 1º de agosto de 1927 até este dia sombrio em que perdemos quase cem mil brasileiros para uma doença que encontrou cúmplices poderosos no poder, sua história esteve e está sempre atrelada à história de luta do nosso povo, e assim como em toda sua história, jamais desistiu e sempre se colocou em marcha pelo futuro dos trabalhadores, da humanidade e pelo socialismo.

Nem todo jovem é comunista, disso sabemos, mas todo comunista é um eterno jovem.

Longa vida a União da Juventude Comunista!
Avante camaradas!

Categoria
Tag