Ato político plural comemora 90 anos do PCB

O ato foi precedido pela exibição do filme “Fomos, somos e seremos comunistas”, a mostrar a trajetória de resistência da militância para manter o Partido Comunista Brasileiro e realizar a reconstrução revolucionária.

Realizado no 9º andar da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), palco de grandes manifestações em defesa do petróleo, pela democracia e até mesmo da comemoração dos 60 anos do Partido, o auditório estava lotado de representações de Partidos Comunistas de inúmeros países, de organizações de comunistas, de representantes de inúmeras entidades dos mais diferentes matizes, militantes, ex-militantes e amigos do PCB.

A medalha Dinarco Reis é concedida anualmente a cinco militantes que marcaram a história do Partido. Durante o ato foi entregue a medalha por Zuleide Faria de Melo e Dinarco Reis Filho em nome do Comitê Central ao camarada João Massena (in memorian), assassinado em 1974 pela ditadura. Quem a recebeu foi sua Joana, uma dos seus seis netos:

– Ele não é vovô dos almoços de domingo, mas está  presente entre nós. Morreu pela felicidade de todas as netas do mundo, tenho muito orgulho de ser neta dele. Muito obrigado.

Outra medalha foi entregue, desta feita a Eliseu Alves, completando 100 anos em 2012, com imensa trajetória de lutas no Partido, no movimento sindical e no Legislativo. Com dificuldades de locomoção, o camarada recebeu a medalha de Ivan Pinheiro que confessou ter empatia pelo prestigiado, com quem aprendeu muito sobre o movimento sindical. Em sua fala o centenário comunista declarou: “Ideia é coisa que não se compra, ideia é coisa que não se vende”, demonstrando toda a sua convicção nos ideais revolucionários. Afirmou ter como riqueza material apenas “um casebre que consegui através do INSS”.

Compuseram a mesa o secretário-geral do Partido, Ivan Pinheiro; Zuleide Faria de Melo; o secretário político do PCB no Rio de janeiro, Paulo Oliveira; Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa; Amaury Soares, da Corrente Comunista Luís Carlos Prestes; Ricardo Gebrim, da Consulta Popular; o deputado estadual Paulo Ramos (PDT); o jornalista Milton Temer, representante do PSOL; Marina dos Santos, representante do Movimento dos Sem Terra (MST); o deputado federal Alessandro Molon (PT); o representante do PSTU, Dirceu Travesso; Manoel Melato e Francisco Valdo Sousa, da Intersindical.

Durante a cerimônia foram exibidos curtas em homenagens aos militantes comunistas Luiz Carlos Prestes, Gregório Bezerra e Ana Montenegro.

Categoria