PC da Federação Russa: a questão de Belarus

imagemPronunciamento do Partido Comunista da Federação Russa através de seu Presidente e líder do partido na Duma estatal Gennady Zyuganov, dirigido ao Presidente da Federação Russa Vladimir Putin e ao Presidente da República da Bielorrússia (Belarus), Alexander Lukashenko:

União fraterna entre a Rússia e a Bielorrússia: garantia de bem-estar e segurança de nossos povos.

A união dos povos da Rússia e da Bielorrússia vive um momento histórico. Nossa irmandade centenária de lutas, vitórias e convivência está sofrendo ataques sofisticados de fora e de dentro. As mesmas forças que estão destruindo a unidade dos povos da Rússia e da Ucrânia estão agora executando os seus maus desígnios nas relações entre a Rússia e a Bielorrússia (Belarus).

Estamos convencidos de que uma união duradoura entre nossos países é a base da segurança econômica, política e militar, o elemento-chave da segurança dos membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e da União Econômica da Eurásia (UEE). Isso coloca uma responsabilidade especial sobre nós.

O ataque cínico contra a Bielorrússia está planejado há algum tempo. Hoje está ligado às eleições presidenciais de 9 de setembro de 2020. Seu objetivo estratégico é destruir a condição de Estado da Bielorrússia e nossa união e, assim, enfraquecer todos os países da CEI e cortar seus laços de integração.

Em maio deste ano, publiquei um artigo-manifesto com o título “The Power’s Russian Core”. É dedicado à irmandade milenar dos povos que se tornaram o núcleo do mundo russo, às suas realizações notáveis coroadas com a grande era soviética. Também fala dos difíceis desafios que enfrentamos hoje.

Este trabalho é dirigido tanto à liderança da Rússia quanto aos chefes de estado que estão unidos por um destino histórico comum e uma aliança de longa data. A maior catástrofe mundial, que foi a destruição da URSS, infligiu pesados danos aos povos eslavos, violando sua integridade territorial e ameaçando sua comunidade política, socioeconômica e cultural.

A dura questão que enfrentamos é a da sobrevivência, a preservação da paz civil e a salvação de nosso Estado. Ele está sendo ameaçado cada vez mais abertamente por inimigos externos liderados pelas elites políticas, financeiras e militares dos Estados Unidos. Isso assume a forma de sanções econômicas, guerra de informação e forte pressão política ao longo de todo o perímetro de nossas fronteiras. O destino da Rússia e de todos os povos que vivem no antigo território soviético depende da solução deste problema.

As declarações e iniciativas dos líderes russos e bielorrussos demonstraram repetidamente que eles estão cientes da seriedade dos desafios modernos. Todas as pessoas de mentalidade patriótica compreendem que só podemos dar-lhes uma resposta adequada se confiarmos nas relações aliadas estreitas e defendermos os nossos interesses comuns. Essa aspiração formou a base da união entre Estados Rússia-Bielorrússia. Sua criação foi o passo fundamental para superar as consequências do desastroso conluio Belovezhskaya de 1991.

No caminho de nossas aspirações fraternas estão os interesses egoístas do capital transnacional sintetizados pelos EUA e seus aliados da OTAN. Buscando evitar que o capitalismo global afunde em uma crise de grande escala, eles estão usando diversos mecanismos de guerras híbridas, ampliando sua expansão e fomentando o caos administrado. Os tentáculos deste polvo já dominaram a Ucrânia. A camarilha de Bandera foi levada ao poder em Kiev a fim de impor a escravidão econômica ao país irmão, fortalecer a aliança antirrussa na Europa Oriental e formar o “cordão sanitário” Báltico-Mar Negro.

A Bielorrússia é o novo alvo dos globalistas. Os adversários do poder legitimamente eleito tentam desempenhar o mesmo papel que a “lepra laranja” teve na Ucrânia. Não é por acaso que foram levados a erguer a bandeira que as autoridades nazistas já reconheciam como a bandeira oficial no território da Bielorrússia ocupado em 1942. Hoje vemos tentativas de conduzir o povo que desafiou os invasores nazistas pelo caminho da colonização e destruição da economia e da cultura. Como de costume, isso está sendo feito sob o pretexto de tornar o país parte do “mundo livre”.

A Bielorrússia teve sucesso não apenas em preservar, mas também em aproveitar o melhor da experiência soviética. Ao longo do último quarto de século, tem aumentado constantemente seu potencial econômico. Se as forças antinacionais, seguindo o exemplo dos “mentores” em Washington, Varsóvia e Vilnius, conseguirem destruir essas conquistas únicas, isso acabará com o jovem Estado da Bielorrússia. Também seria um golpe sério para os interesses da Rússia, privando-a de um aliado muito importante e confiável no continente. Isso ameaçaria a segurança e a estabilidade em todo o espaço eurasiano.

Se quisermos evitar que esses planos destrutivos se tornem realidade, cabe-nos passar das declarações e protocolos às medidas concretas, às ações decisivas urgentes. Estas devem ter por objetivo o fortalecimento da União Rússia-Bielorússia, tanto quanto possível. É urgente intensificar as atividades das instituições em todos os campos. Estou convencido de que esta é a tarefa prioritária das autoridades russas. As formas de cumprir esta tarefa devem ser buscadas em conjunto com a liderança da Bielorrússia. A questão deve ser discutida nas primeiras sessões do Conselho de Segurança da Rússia, da Duma e do Conselho da Federação. Um programa bem definido deve ser elaborado para uma interação política, econômica, social, científica e cultural dos estados irmãos em face de uma ameaça histórica.

O PCRF e as forças patrióticas populares na Rússia estão convencidas de que o programa de ação deve incluir as seguintes medidas:

– Tornar prática regular as sessões conjuntas dos governos russo e da Bielorrússia. Garantir o funcionamento eficaz do parlamento sindical Rússia-Bielorússia, colocando seu trabalho em uma base permanente. Criação de um fundo comum para o desenvolvimento do Estado da União. Todos os órgãos governamentais dos dois países são chamados a elaborar e implementar decisões estratégicas e táticas comuns em tempo hábil. Estamos convencidos de que os órgãos parlamentares de nossos países podem ser mais ativos.

– Ampliação da cooperação econômica mutuamente benéfica. Esta deve ser a base de relações duradouras. É necessária uma análise calma e objetiva de toda a gama de nossos vínculos comerciais e econômicos. Já é tempo de resolver os problemas nesta esfera.

– Fortalecimento máximo da interação entre as regiões da Rússia e da Bielo-Rússia e cidades gêmeas com a criação de uma ampla rede de empresas mistas. Isso se aplica, acima de tudo, a áreas como construção de máquinas, eletrônica, agricultura, indústria têxtil, as esferas nas quais tivemos muito sucesso nos anos soviéticos. A experiência acumulada deve ser revivida e desenvolvida. Um exemplo convincente é a empresa russa-bielorrussa Belkommash-Sibir para a produção de bondes criada pelo prefeito comunista de Novosibirsk, Anatoly Lokot ‘.

– Aumento significativo de vagas em estabelecimentos de ensino superior russos para alunos da Bielorrússia fraterna. Não podemos tolerar que a iniciativa neste domínio escape das nossas mãos enquanto a Polônia inscreve ativamente jovens bielorrussos nas suas universidades. Ações agressivas dos campeões da “liberdade” sob a bandeira dos ocupantes nazistas são uma indicação eloqüente do que as universidades de Varsóvia e Cracóvia ensinam. O núcleo dos ativistas são aqueles que assistiram ao “curso de palestras” dos nacionalistas que acalentam os sonhos imperiais de reviver a Rzeczpospolita cujos nobres não consideravam os bielorrussos seres humanos e os tratavam como escravos sem direitos.

– Organização de estágios regulares para jovens cientistas talentosos na Academia Russa de Ciências nos principais centros de ciência em Moscou, Akademgorodok de Novosibirsk (Cidade das Ciências) e outras regiões do nosso país. Treinamento no local de trabalho para especialistas russos em empresas líderes da Bielo-Rússia, cuja produção bem-sucedida e experiência social merecem ser utilizadas na Rússia. Basta mencionar a Fábrica de Tratores de Minsk, que monta um em cada três tratores em uso na Europa e um em cada dois tratores em uso na Rússia.

– Formar equipes de construção estudantil russo-bielorrussa para fomentar o vínculo entre as jovens gerações dos dois povos irmãos. Um excelente exemplo desse tipo foi dado pelos membros da Liga dos Jovens Comunistas da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, que têm experiência em projetos conjuntos de construção.

– Expansão significativa das atividades de diplomacia de pessoas. Precisamos atrair para os processos de integração um amplo espectro de forças sociais em nossos países de acordo com o princípio: “Quanto mais forte a base, mais forte é a construção”. O governo russo deve valorizar o papel desse campo e contribuir ativamente para a implementação de seus programas.

-Trabalho concertado da Rússia e da Bielo-Rússia no combate ao Covid-19. A coordenação das medidas preventivas deve ser combinada com o fornecimento de vacinas antivírus de fabricação russa a todos os cidadãos do Estado da União.

– Aprofundamento da cooperação em defesa. O Exército da República da Bielorrússia fornece um escudo confiável para suas próprias fronteiras e as da Rússia. E esta é a área mais perigosa. A Rússia poderia fazer uso mais ativo do potencial da indústria de defesa de alta tecnologia da Bielorrússia. Ao saudar o curso de substituição de importações, devemos estar cientes do fato de que os complexos da indústria de defesa da Rússia e da Bielorrússia há muito estão profundamente integrados.

– Amplo uso de nosso potencial cultural, linguagem comum, tradições, conquistas históricas. Apoio aos meios de comunicação que contribuam para o fortalecimento dos vínculos entre nossos povos e a interação interestadual. Acreditamos que a Rússia deve articular sua posição em relação aos meios de comunicação que têm o apoio do Estado e das corporações estatais e estão do lado das forças anti-russas. Acreditamos que também a Bielo-Rússia precisa examinar mais de perto as atividades provocativas de alguns veículos de comunicação que assumem uma posição russofóbica.

Exortamos Vladimir Vladimirovich (Putin) e Alexander Grigoryevich (Lukashenko) a tomarem as medidas adequadas para remover quaisquer obstáculos no caminho de nossas relações. Para garantir que o enorme potencial da nossa cooperação seja totalmente utilizado. Não há dúvida de que isso teria um apoio sólido de nossos povos, os patriotas da Rússia e da Bielo-Rússia.

Permitam-me enfatizar novamente: a amizade entre a Rússia e a Bielorrússia, o fortalecimento do jovem Estado da Bielorrússia e do Estado da União como um todo é a garantia de nossa sobrevivência comum e de um desenvolvimento bem-sucedido.

Devemos estar cientes de que o mundo está entrando em um período de convulsões políticas e socioeconômicas. Elas foram desencadeadas pela crise irreversível do projeto americano de expansão global neoliberal. Com os Estados Unidos à beira de uma verdadeira guerra civil, a turbulência está se tornando ainda mais perigosa. As eleições presidenciais nos EUA podem desencadear uma nova espiral. A perspectiva de colapso das bases políticas, financeiras e econômicas do capitalismo global está emergindo na agenda mundial. Para nos mantermos firmes no ponto de inflexão histórico, para não sermos enterrados sob os escombros de um sistema decrépito para garantir nossa independência e desenvolvimento – nossos povos só podem fazer isso em estreita aliança uns com os outros.

Gostaria de lembrar aqueles que empurram a Bielorrússia para o caos e ensaiam o cenário de um Maidan (Praça da Independência, em Kiev, Ucrânia, onde houve manifestações anti Rússia) russo em suas cidades, humilham nossa pátria, caluniam nosso passado comum, zombam de nossos feitos heróicos e insultam o mundo russo: estão brincando com fogo! Os russos e os bielorrussos acalentam as ideias de justiça. Eles detestam os princípios da ganância e do ganho. Enquanto o grande espírito da Vitória estiver vivo em nós, somos capazes de sair de qualquer inferno e escuridão, superar qualquer crise e obter novas vitórias históricas.

Nós – bielorrussos, ucranianos e russos – temos raízes comuns e alcançamos grandes sucessos juntos. Se mantivermos nossa razão e alma, nenhum inimigo será capaz de enterrar nossa antiga irmandade, nossa unidade inquebrantável e nosso futuro digno!

Gennady Zyuganov, Presidente do Comitê Central do PCFR, líder do PCRF na Duma Estatal