O PCB e as eleições 2020 em Mato Grosso

imagemÉ dada a largada de mais uma disputa eleitoral, neste ano para os cargos do executivo municipal e de vereadores, com uma peculiaridade em Mato Grosso: a eleição para uma vaga no Senado.

Esse processo nos coloca diante de um conjunto de desafios e tarefas para comunistas, socialistas e para o conjunto do movimento da classe trabalhadora no Brasil. A crise do capitalismo, que intensificou nos últimos anos a exploração da classe trabalhadora, se ampliou com a chegada do Bolsonaro ao Governo Federal e também com a pandemia do Covid-19. Como sempre, a solução da burguesia e do atual governo é colocar os efeitos da crise na conta dos trabalhadores.

O governo e os seus lacaios se utilizam da pandemia para avançar a retirada de direitos com a implementação da agenda ultraliberal, com pacote de privatizações. Depois das reformas da previdência e trabalhista, querem agora aprovar a qualquer custo a reforma administrativa, que destrói os serviços públicos, precarizando ainda mais as condições de vida do povo brasileiro. Também se intensifica os ataques às liberdades democráticas e em especial aumenta-se a perseguição aos que lutam, a extrema-direita caminha a passos largo para um processo de fascistização do País.

Toda essa conjuntura coloca o PCB e sua militância diante de inúmeros desafios. O momento exige cada vez mais uma inserção de nossa atuação nos movimentos da classe trabalhadora, em direção da construção do poder popular e do socialismo.

Apesar de os espaços para esquerda revolucionária estarem cada vez mais cerceados nas eleições e de sabermos que as eleições possuem limites intransponíveis, entendemos que podemos e devemos nos utilizar desse espaço para propagandear nossas bandeiras de lutas, denunciar as mazelas do sistema capitalista, ampliar nosso diálogo com a classe trabalhadora e com as organizações e movimentos que estão no dia a dia construindo as lutas conosco.

Entendemos principalmente que nessa conjuntura de avanço do fascismo e de suas consequências trágicas para classe trabalhadora, é necessário denunciar e apontar os caminhos para superação e enfrentamento desses ideais fundamentalistas e racistas que têm crescido em nossa sociedade. Sempre apontando que os problemas vivenciados pelos trabalhadores só podem ser superados através da destruição do capitalismo e na construção do Socialismo.

O PCB em Mato Grosso começou seu processo de reconstrução revolucionária a partir de 2015, com a principal tarefa de inserir o partido nos movimentos da classe trabalhadora de nosso estado e se consolidar como alternativa revolucionária para os trabalhadores. Nesse curto período de existência, apesar das diversas dificuldades enfrentadas, conseguimos colocar o PCB como um importante operador político da luta de classes em nosso Estado.

Para além desses avanços em nossa Organização, estamos retomando o nosso lugar na cena política no estado do Mato grosso. Agitando e propagandeando as nossas bandeiras políticas, marcamos sempre presença nos atos e manifestações políticas dos trabalhadores e das trabalhadoras. Na perspectiva de construir uma real unidade do campo da esquerda socialista.

Apesar desses importantes avanços, o PCB no MT ainda não consolidou o seu processo de regularização junto à institucionalidade burguesa, o que impossibilita a apresentação de candidaturas próprias nas eleições 2020. Estamos nos dedicando também a essa tarefa de organização, que possibilitará a construção de nossas próprias candidaturas nos próximos momentos eleitorais.

O campo de alianças do PCB para as eleições em nível nacional ocorre de acordo com o processo de unidade nas lutas da classe trabalhadora em cada local, não forjamos alianças com o viés institucional e sim construímos processos de unidade com aqueles setores que estão na luta contra os ataques dos governos e do capital, temos ciência que a superação do capitalismo não se dará através da institucionalidade burguesa. Aqui no Mato grosso temos construído diversas lutas e unidade com diversos companheiros do PSOL, porém, a direção majoritária do partido e suas candidaturas para o Senado e para a prefeitura de Cuiabá estão bem distantes das lutas dos trabalhadores e dos diversos enfrentamentos de nossa classe em nosso Estado.

No que tange à eleição para vereador/a em Cuiabá, o PSOL apresentou uma candidatura que está ligada ao movimento popular, da companheira Elisangela do Renascer. Essa companheira tem uma trajetória de luta ligada aos movimentos sociais da cidade e sempre se colocou contra aos processos de privatizações, seja na luta contra a privatização da SANECAP, contra as terceirizações no SUS e tem construído os embates contra as reformas dos governos e patrões que atacam os direitos dos trabalhadores.

Diante disso e também do avanço da extrema direita, do fascismo em nossa país e por conta da responsabilidade histórica que o PCB tem com a organização da classe trabalhadora nos solidarizamos com a candidatura da companheira Elisangela do Renascer, e indicamos o voto de nossa militância e amigos do partido nessa lutadora que sempre esteve na mesma trincheira de luta que nós.

A conjuntura mostra que será necessária a unidade dos lutadores do campo socialista para barrar os diversos ataques que estão sendo impostos pelos governos e burguesia em nosso país, só a luta e a organização dos trabalhadores serão capazes de barrar esses retrocessos e só com a construção de um poder paralelo conseguiremos superar a sociedade capitalista.

Pela construção do Poder Popular, Rumo ao Socialismo

PCB MT