Só é possível vencer com a periferia!

imagemPCB de São Paulo

Com Boulos e Erundina para derrotar o neoliberalismo e o fascismo em São Paulo!

O Partido Comunista Brasileiro vem a público parabenizar os companheiros Guilherme Boulos e Luiza Erundina pela conquista de mais de um milhão de votos na cidade de São Paulo, o que possibilitou a ida do candidato da coligação PSOL, PCB e UP para o segundo turno das eleições. A ida de Boulos para o segundo turno representa um sopro de esperança na reconstrução da esquerda brasileira. O líder do MTST conseguiu vencer grandes máquinas partidárias, empresariais e os candidatos apoiados pelo presidente miliciano. Formou-se em torno de Boulos uma ampla mobilização social e política de diversos setores descontentes com o ascenso da extrema direita bolsonarista, assim como a agenda ultraliberal representada por João Dória em São Paulo.

Sem alianças com a direita e concessões programáticas ao liberalismo, a campanha tem tocado em temas centrais na defesa de melhores condições de vida para os trabalhadores paulistanos. Exemplo disso são as propostas da renda solidária para trabalhadores mais vulneráveis, a criação de frentes de trabalho nas periferias, o fortalecimento do investimento estatal e desprivatização dos serviços públicos e a criação de conselhos populares na cidade.

Neste segundo turno, saudamos a adesão de outros setores sociais e partidos políticos progressistas à candidatura de Boulos. Além dos apoios, para o PCB, será de suma importância mantermos a ampla mobilização de apoiadores da campanha assim como lutar por uma maior ampliação da candidatura nas periferias. O segundo turno, em São Paulo, tem uma importância nacional. De um lado está um candidato de um partido que, além de ter sido um dos protagonistas do golpe de 2016, se alinha a 93 % das pautas bolsonararistas no congresso nacional e possui amplo apoio dos grandes monopólios de comunicação para aplicar uma agenda antipovo em nome da “responsabilidade fiscal”. Do outro lado, Boulos e Erundina representam uma ampla frente de resistência em defesa dos direitos sociais e democráticos dos trabalhadores. Sem dúvida, uma vitória de Boulos representaria um duro golpe nas pretensões da grande burguesia.

Por isso conclamamos toda a militância comunista, amigos, simpatizantes e apoiadores a participarem das atividades de reta final deste segundo turno, em especial, as organizadas nos bairros de periferia em São Paulo. A vitória, no curto e no médio prazo, é possível apenas com os trabalhadores e as periferias abraçando nossa campanha para virar o jogo em São Paulo!

19 de Novembro de 2020

Comissão Política Regional do Partido Comunista Brasileiro – SP
Área de anexos