Vacinas Soberanas avançam em Cuba

imagemDurante a visita do presidente Díaz-Canel ao Instituto Finlay de Vacinas foi ratificada a capacidade do país de imunizar a população cubana contra o vírus Sars-cov-2 no primeiro semestre de 2021.
Photo: Estudio Revolución

O presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, elogiou o trabalho dos cientistas do Instituto Finlay de Vacinas (IFV), em sua maioria mulheres, durante a sua terceira visita à instituição, onde foi informado sobre o andamento da vacina Soberana, em suas variantes 01 e 02

Autor: René Tamayo León | internet@granma.cu

“Nos cientistas do Instituto Finlay de Vacinas (IFV) está a expressão do país. Vocês funcionaram como uma família, unida, lutaram, resistiram em meio à adversidade do ano que está terminando, e vocês triunfaram».

Dessa maneira, o presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, elogiou o trabalho do grupo de pesquisadores, em sua maioria mulheres, durante a sua terceira visita à instituição, onde foi informado sobre o avanço da vacina Soberana, em suas variantes 01 e 02.

«Tenho pensado muito nestes dias no ano que está terminando, o ano mais difícil em várias décadas para Cuba e o mundo», refletiu o presidente, «e vocês fazem parte da grande família cubana, que resistiu criativamente apesar das restrições», acrescentou.

«Vocês» – disse-lhes– «viveram momentos de aprendizagem, superaram etapas e desafios difíceis e chegaram até aqui. Nenhum país do Terceiro Mundo dispõe de vacina em fase de teste clínico contra a Covid-19, exceto Cuba, que, por sua vez, não fica atrás do mundo nessas pesquisas».

«Isso mostra as capacidades que o país criou», destacou, «mas pode haver capacidades em outros lugares, mas aqui tem outras coisas que são diferentes, que contribuem mais, que são o sentimento, o compromisso com o que se faz».

«À família do Instituto Finlay, juntamente com os outros centros que trabalharam no desenvolvimento da Soberana, expressamos nossa gratidão pelo que fizeram, respeito e confiança no que vamos continuar fazendo», enfatizou Díaz-Canel.

O dr. Vicente Vérez Bencomo, diretor geral do IFV e líder do projeto, relatou que as Soberanas avançaram no teste clínico de forma importante, a 01 está encerrando a Fase 1 e a 02 entra na Fase 2.

Ambas mostraram confiança quanto a segurança e na resposta imunológica. Soberana 02, especificamente, devido às suas características, tem apresentado uma resposta imunitária precoce (aos 14 dias), o que lhe permite passar para a Fase 2 do teste clínico mais rapidamente.

A Soberana 01 também mostrou segurança e uma resposta imune muito boa, mas é mais lenta, devido ao tempo necessário entre uma dose e outra, por isso está previsto entrar na Fase 2 do teste clínico em fevereiro.

Ao dar mais detalhes acerca do desenvolvimento da Soberana 02, Vérez Bencomo explicou que, em janeiro, cerca de mil voluntários serão vacinados em suas diferentes formulações e, posteriormente, após as devidas avaliações e autorizações, entrarão na Fase 3, da qual participarão cerca de 150 mil pessoas em Havana.

Também estão avançando as negociações para o desenvolvimento da Fase 3 do teste clínico da Soberana 02 em outros países, devido à baixa prevalência da Covid-19 na população cubana.

O diretor-geral do Instituto Finlay ratificou a capacidade do país de imunizar a população cubana contra o vírus SARS-COV-2 no primeiro semestre de 2021.

Revendo a história do IFV e de outras instituições científicas com a vacina Soberana, que começou a ser desenvolvida em maio passado, o cientista disse: «É incrível o que conquistamos em sete meses».

Categoria
Tag